Você pensa em colocar sua ideia em prática e transformá-la em negócio? Aqui estão algumas coisas que precisa saber
Como muitas startups, o Weebly nasceu em um dormitório da faculdade. Em 2006 os co-fundadores David Rusenko, Chris Fanini e Dan Veltri queriam uma maneira fácil de mostrar seu trabalho através de um website.
Eles não ficaram satisfeitos com as opções disponíveis, e com isso começaram a construir seu próprio serviço. Um ano depois, o projeto deles foi aceito no Y Combinator e os fundadores abandonaram a escola para ir a São Francisco.
De lá pra cá, 15 milhões de pessoas criaram um site através do Weebly, e 100 milhões de pessoas visitam um site feito na tecnologia Weebly mensalmente.
A empresa tem sido rentável desde o início de 2009 e hoje conta com 80 pessoas na equipe. O CEO da Weebly, David Rusenko deu a dica sobre como empreendedores podem fazer o que ele fez há 7 anos e transformar uma ideia em negócio.
#1. Comece hoje
Rusenko cita a inércia da análise da oportunidade como o maior obstáculo entre uma grande ideia e um negócio de sucesso.
Muitas vezes é mais atraente para as pessoas pensar sobre o que podem fazer em vez e realmente fazer alguma coisa.
Sua ideia não precisa ser perfeita. Isso é impossível. Em vez de ficar obcecado com cada detalhe, veja até onde a sua ideia vai, e depois adapte-a ao longo do tempo, de acordo com as dificuldades.
#2. Não espere sucesso da noite para o dia
O mercado de tecnologia é cheio de histórias de sucesso da noite para o dia. A maioria deles são pura ilusão.
Enquanto uma startup pode explodir rapidamente – enchendo o caixa de dinheiro e atraindo mídia – muitas vezes esse é o resultado de anos de trabalho duro nos bastidores.
Comece agora, mas entenda que isso será um processo longo e difícil.
#3. O fracasso é a melhor forma de conhecimento
O trabalho duro raramente resulta em recompensa imediata, mas que nos leva para oportunidades incríveis durante o caminho.
Nem sempre as ideias atuais estão relacionadas com o que as pessoas estão trabalhando agora, mas em ideias e fracassos que já experimentaram antes.
Como exemplo podemos pegar Bem Silbermann, que desenvolveu o aplicativo Tote antes de, eventualmente batê-lo com a Pinterest, como prova de que o fracasso inicial nunca deve ser o ponto final.
#4. Crie um produto que as pessoas realmente querem
Parece simples, mas muitos empreendedores se afogam em ideias mirabolantes antes da hora.
No início as pessoas tendem a se concentrar em coisas como a obtenção de papel timbrado, um grande escritório, patentes e etc. Mas essas coisas são a parte mais simples do negócio.
Antes de entrar em detalhes, certifique-se que você pode responder adequadamente a esta pergunta: será que alguém quer o nosso produto?
#5. Goste de seus sócios
Uma das razões pelas quais empresas falham logo no início são as disputas entre os fundadores. E enquanto há uma certa dose de sorte envolvida, amigos nem sempre são bons parceiros comerciais.
É importante ter uma relação natural com as pessoas que estão dentro do negócio com você. Como em um casamento bem sucedido, uma sociedade precisa de comunicação.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Things You Have to Understand Before You Start a Business”, da Entrepreneur.