Para vencer no mundo de hoje é preciso deixar velhas práticas para trás. Aqui está uma lista do que fazer
O mundo do trabalho continua mudando, assim como as qualidades e características que os líderes precisam para liderarem as empresas.
O trabalho, como um todo, não é o mesmo que costumava ser e nós estamos percebendo mudanças dramáticas no comportamento das pessoas diariamente. Por outro lado, a tecnologia não mudou apenas nossas relações pessoais, mas também as relações interpessoais.
Isso significa que só porque os gestores tiveram sucesso no passado, isso não vai assegurar o sucesso no futuro à frente das empresas.
Quando se trata de evoluir a forma como trabalhamos, os líderes precisam possuir 5 qualidades para ajudar suas organizações a evoluir no futuro do trabalho.
#1. Siga em frente
O modelo de gestão é sobre tirarem os obstáculos dos caminhos de seus funcionários para ajuda-los a ter sucesso.
Isso se estende além da gestão de pessoas para capacitar e envolver as pessoas. A ideia tradicional de gestão foi baseada na liderança pelo medo e pela noção de comando e controle.
Funcionários costumavam trabalhar duro para permitir que seus gestores tivessem sucesso e agora são os gestores que se voltam para garantir que seus funcionários tenham sucesso.
Os funcionários são o ativo mais valioso que uma organização tem.
#2. Compreenda a tecnologia
Isso não significa perícia técnica. Não estamos dizendo que o importante para os gestores é se tornarem profissionais de TI.
No entanto, os líderes precisam entender o cenário da tecnologia em geral e como ela está afetando a forma com que trabalhamos.
Isso significa ter um bom termômetro do que está acontecendo com o consumidor na internet, bem como a compreensão das tecnologias e mídias sociais que estão mudando os rumos dos negócios.
Líderes que compreendem o que está acontecendo com a tecnologia serão sempre capazes de estar à frente da concorrência.
#3. Lidere pelo exemplo
Há um tempo atrás, dizer o que fazer era o suficiente para obter algum resultado das coisas. Um gestor só precisava aprovas as ações de seus funcionários e dizer “vá em frente”.
Mas hoje isso não é mais o suficiente. Os líderes precisam se comprometer com mais do que apenas financiar a colaboração.
Eles precisam estar ao nível dos funcionários, utilizando as mesmas ferramentas que o resto dos funcionários estão usando.
Não há nenhuma maneira dos funcionários evoluírem a menos que eles vejam seus gestores fazendo o mesmo.
#4. Abrace a vulnerabilidade
Essas características andam de mãos dadas com ser aberto e transparente. Nossas organizações foram modeladas após o período militar e, se tem algo que um comandante não pode ser é vulnerável.
No entanto, os tempos mudaram e não podemos liderar nossas empresas como militares. Levamos toda a nossa vida aprendendo a ser o oposto de vulneráveis e acabamos vestindo um escudo que impede de ver nossa vulnerabilidade.
No entanto, a vulnerabilidade é sobre ter a coragem de aparecer e ser visto. Ela é o coração absoluto da inovação e criatividade. Ser vulnerável não é ser fraco. É sobre ser corajoso: uma qualidade fundamental que todo líder deve ter.
#5. Acredite no compartilhamento
Tradicionalmente os gestores estão no topo da organização e têm acesso a todas as informações necessárias para tomar decisões. Os gerentes distribuem as ordens e os funcionários executam as ordens sem perguntas.
Gestores de hoje precisam partilhar as informações e o conhecimento, acreditando assim na inteligência coletiva.
Os líderes precisam ter certeza de que os funcionários podem se conectar uns com os outros e com a informação que precisam para realizar o trabalho a qualquer momento.
Os líderes contemporâneos já passaram a confiar em seus funcionários para ajuda-los a tomar decisões em vez de isolá-los desse processo.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Must-Have Qualities Of The Modern Manager”, da Forbes.