O que torna um líder um grande líder espiritual não é o que ele prega. Mas seus exemplos
No domingo, 50 pagãos, ativistas, artistas e buscadores espirituais entraram no espaço aconchegante de catland, uma livraria oculta no Brooklyn.
As pessoas foram até lá para ver a reverenciada líder pagã Starhawk, foi até lá para conduzir um workshop sobre rituais. Ao final do workshop as pessoas saíram pensativas, rejuvenescidas e felizes.
Não é a toa que Starhawk faz isso com seus alunos. Ela tem uma postura firme, de liderança espiritual, e tem a capacidade de fazer isso com as pessoas: criar rituais que realmente funcionam.
Aqui está o que faz dela uma grande líder espiritual.
#1. Ela promove causas, não uma marca pessoal
Starhawk não tem uma equipe de relações públicas, ou milhares de contas nas mídias sociais.
Suas principais preocupações são o meio ambiente, as mulheres, o empoderamento da minoria e a paz nas áreas de conflito.
Basicamente essas são as coisas mais importantes do mundo, que transcendem personalidades ou religiões.
#2. Ela é acessível
Ela frequentemente dá aulas de permacultura, leva rituais e oficinas da California para todos os EUA, com bolsas de estudo frequentemente disponíveis.
Além disso, quando você chega em seus cursos, ela está disponível, conversando com outras pessoas que também estavam chegando. Ela não se coloca em um pedestal.
#3. Ela escuta as pessoas
Suas oficinas são uma aula de educação. Ela permite que as pessoas liderem as discussões com suas dúvidas e perguntas até que elas sejam esclarecidas.
Só assim ela passa para o próximo ponto.
#4. Ela pode fazer uma piada e rir de si mesma
Durante a oficina, Starhawk ocasionalmente demonstrou a voz de uma velha senhora, e disse frases como “quando eu era uma jovem bruxa”, ou então “porque eu sou velha e me confundo facilmente”.
Dá pra perceber um pouco de graciosidade nessas falas. Demonstra bom humor e irreverencia.
#5. Ela continua evoluindo
Esta é, em parte a natureza do paganismo, que assume muitas formas e está constantemente mudando no mundo moderno.
Starhawk, disse no início da oficina que sue novo lema é “não há mais rituais chatos”.
Imagine um padre clamando “não há mais missas chatas”. Os temos mudaram, as pessoas mudam, e as nossas tradições religiosas precisam evoluir junto com as mudanças.
#6. Ela se dedica ao meio ambiente
A mudança climática não é apenas um ponto para Starhawk. Ela está incorporando o ativismo e o pratica diariamente.
Em dezembro, ela estará unindo forças com ativistas em Los Angeles para sediar uma oficina de rituais voltados especificamente para a justiça ambiental.
#7. Ela promove o empoderamento das minorias
Starhawk é uma pessoa que pensa na igualdade das pessoas. Sejam mulheres, homossexuais, ou qualquer outra minoria racial, de gênero ou situação.
#8. Ela apoia as artes
Além de seu ativismo e seu ensino, Starhawk é uma romancista como licenciatura em artes plásticas.
Astistas e inovadores são atraídos para ela, porque ela incentiva as pessoas ao longo de seus workshops para entrar em contato com a própria criatividade.
#9. Ela tem um grande astral
Starhawk tem habilidade de percussão graves e pode manter as coisas acontecendo mesmo depois que sua voz fica dolorida de tanto cantar.
O maior ponto é que os seus rituais têm vida e energia. Eles são expressivos, e são divertidos.
Você está pronto para ser um grande líder espiritual?
Não importa se você lidera um movimento religioso, uma grande corporação ou uma pequena empresa, ser um líder espiritual vai torná-lo uma autoridade.
As pessoas querem seguir outras pessoas que têm posições firmes sobre a vida, sobre os problemas do cotidiano, sobre a violência, a política, a família. As pessoas querem seguir outras pessoas decididas.
Ter um lado espiritual forte, e uma preocupação genuína com tudo que nos ronda é o mínimo que um líder precisa fazer para criar autoridade verdadeira perante seus seguidores.
Você está pronto para desenvolver essa capacidade?
___
Este artigo foi adaptado do original, “9 Lessons in Spiritual Leadership From Starhawk”, do The Huffington Post.