Empreendedores são apaixonados por pessoas. Eles são brilhantes. Eles estão cheios de energia criativa e ideias poderosas. Esse tipo de caráter é o que energiza o negócio de um empreendedor, inspira outras pessoas, e transformar em lucro.
Mas essas características, valiosas como são, podem ser afiadas e perigosas como uma faca de dois gumes.
Paixão pode tornar-se em paixões-múltiplas. Brilhantismo pode transformar-se em estafa. Energia criativa muda para distração. Ideias poderosas podem ser deixadas de lado até a próxima sessão de brainstorm.
Esses sintomas compartilham um diagnóstico comum: a falta de foco.
A armadilha do empreendedor: A falta de foco
Apesar do empreendedor visionário e o potencial gênio, não pode se esconder a falta de foco que pode destruir até as melhores ideias e intenções.
Se você é um empreendedor, talvez você já passou por uma hora de distração, mas não entendeu o que era ou como isso estava lhe afetando.
- Você tem tantas ideias de negócios, mas não iniciou nenhuma delas? Isso e falta de foco.
- Você não criou um, nem dois, mas 16 brilhantes planos de marketing e tentou fazer todos eles funcionarem. Eles funcionaram razoavelmente bem. Falta de foco novamente.
- Você possui seis documentos no seus Evernote desenhando um produto para vender ou um negocio para iniciar. Você não possui um plano ainda. Você esta sem foco.
- Você tenta adicionar um caminhão de features para o seu produto, mas isso acaba danificando o mesmo. Você não focou.
- Você quer comercializar o seu produto, muito bem, para todo mundo. Olha a falta de foco!
- Você inicia cada dia diferente com um “caminhão” de tarefas, mas ironicamente, não faz ideia por onde começar. Naturalmente, você começa pelos e-mails. O dia vai ladeira abaixo. Esse e o exemplo de alguém com praticamente nenhum foco.
Esses são só os sintomas superficiais da falta de foco. Mais sintomas surgiram conforme sua jornada empreendedora avança. A abordagem desfocada torna-se em desânimo, depressão, ansiedade, e eventualmente uma batalha prolongada com a falha.
A falta de foco é o atalho para o empreendedor destruir o seu negócio.
Mas para ajudar a muda isso, digo que um empreendedor desfocado é um negócio de um bilhão de dólares esperando para acontecer. Mudando a chave do Foco para “On”, qualquer empreendedor pode revolucionar o seu negócio.
Um poder absurdo de foco no que realmente importa, pode transformar um empreendedor numa máquina de fazer dinheiro.
Obviamente, não há uma chave de ”foco”, muito menos uma forma de ligá-la. Então, qual é o caminho para a clareza?
Resolver a falta de foco.
Atuando numa coisa de cada vez
O que você precisa fazer agora? Se você quer alcançar o sucesso, você precisará decidir a sua prioridade e fazê-la acontecer.
Em seu livro “The One Thing”, Gary Keller explica o princípio dessa maneira: “Qual é a única coisa que ao fazer todo o resto torna-se mais fácil ou desnecessária?”
Escreva. Esse é o seu plano para hoje. Você está permitido a ter quantos objetivos a longo prazo quiser, mas para hoje, você precisa trabalhar para finalizar esse única coisa.
Keller pontua mais sobre o assunto: “A qualquer momento haverá apenas uma coisa, e quando essa coisas estiver alinhada com o seu propósito ficar acima de suas prioridades, será a coisa mais produtiva que poderá fazer para lançar-se em direção ao melhor que pode ser.”
Esse princípio simples pode ajudar você a deixar as distrações de lado, liberando-te para ir em busca de uma única ação produtiva.
Comprometa-se com a estratégia
É promissor, mas o princípio da única coisa pode realmente revolucionar a sua vida e eliminar a sua falta de foco? Por si só, não.
Você precisa saber no que focar. Simplesmente fazer não efetivo. Estar ocupado não é genuinamente bom. Principalmente se está ocupado com as coisas erradas, certo?
Sugiro que foque em sua estratégia. Um empreendedor pode fazer muitas coisas, e pode fazer várias coisas bem feitas.
Mas o seu trabalho, não é um simples trabalho. Seu trabalho é ajudar outros a fazerem seu trabalho. A forma mais produtiva de se fazer isso é criar uma estratégia que impulsionará o seu negócio para o topo.
Uma estratégia de negócios é por si só um foco concentrado. Em ordem para formular uma estratégia, você precisa isolar o seu objetivo, o objetivo. Então, você precisa definir o caminha para se chegar lá.
Sua estratégia torna-se a “única coisa” em sua lista de afazeres. Uma que você já possui uma estratégia, você sabe exatamente o que precisa ser alcançado diariamente, semanalmente e mensalmente.
Elimine a adivinhação definindo prazos
“E se” mata qualquer foco:
- “E se tentássemos essa estratégia diferente?”
- “E se mudássemos para um mercado diferente?”
- “E se adicionarmos novidades ao produto?”
Por um lado, se bem colocada, uma mudança pode ser o empurrão que o seu negócio precisa. Infelizmente, é mais do que comum, essas mudanças tirarem negócios dos trilhos. Muitas perguntas sem respostas o fará dar zig-zag nos mares agitados do empreendedorismo. Você não irá a lugar nenhum.
É hora de parar com a adivinhação. Ao invés de ficar pulando de ideia em ideia, siga esse caminho:
- Escreva todas as suas ideias e questionamentos. Talvez essa será uma série de estratégias de marketing, uma variedade de mercados alvo, novidades para o produto, etc. Coloque-os numa lista.
- Escolha o que você achar que é a melhor opção.
- Comprometa-se em colocar essa única ideia em execução entre seis meses e um ano. Estabeleça um calendário ágil para a execução. Tenha certeza que você tem tempo para qualificar todos os dados. Se falhar, falhou. Corte da sua lista, pelo menos saberemos que tentou. Logo, não teremos mais questionamentos.
Você pode permanecer focado em uma coisa de cada vez, ao invés de garantir falhas ao abandonar as ideias antes mesmo de executá-las.
Teste incansavelmente
Finalmente, depois de emergir para uma mentalidade focada como empreendedor, é hora da “cereja do bolo”.
Teste suas ideias. Não se contente em ser somente focado. Foque-se nas coisas certas. A maneira de distinguir o bom do ótimo é testando.
Teste suas estratégias, teste seu site, teste seus e-mails, teste seu mercado, teste suas chamadas, teste suas estratégias em mídias sociais. Teste, teste, teste, e assim as falhas irão desaparecer.
Conclusão
A falta de foco pode custar caro. Quando você trabalha para consertar sua falta de foco, você está se preparando para entrar numa nova fase de seu negócio.
Você já brigou com sua falta de foco? O que você fez?
Ganho de foco é um jogo mental. Requer muito trabalho duro e quebra de velhos hábitos, para se construir novos.
Ganho de foco é um jogo mental. Requer muito trabalho duro e quebra de velhos hábitos. Click To TweetO trabalho vale a pena. O retorno por se ter uma mente focada pode ser um milhão de dólares para você e seu negócio.
Como a falta de foco lhe afeta?