X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

Como se tornar um grande líder

Como se tornar um grande líder

Em tempos de crise, todos queremos alguém para seguir. Aqui estão algumas dicas para que você encontre a grandeza da verdadeira liderança


Em tempos de crise, todos queremos alguém para seguir. Aqui estão algumas dicas para que você encontre a grandeza da verdadeira liderança

Liderança é um tema quente e sempre será. Porém, parece que sempre estamos atrasados em um vácuo de liderança perpétua. Isso porque presidentes e CEOs atualmente estão se comparando com os grandes líderes do passado.

Mas, em tempos de crise, tudo que as pessoas querem é alguém que possa mostrar-lhes uma maneira de escapar das ameaças.

Há uma lenda de que os líderes nascem prontos, e não podem ser feitos. De alguma maneira, a natureza produziu uma espécie peculiar de ser humano, que é maior, mais poderosa, mais inteligente, corajosa e carismática do que o restante.

Mas a espera por um ser humano assim é inútil. Eles não existem. O verdadeiro desafio da liderança é encontrar uma maneira de construir líderes. A principal forma que as escolas de negócios tentam fazer isso é estudando o passado.

Aprender com a história certamente tem suas vantagens. Há lições a serem aprendidas sobre como a Segunda Guerra Mundial foi vencida, porque o Chicago Bulls foi um time de basquete de sucesso, e por que Wall Street é liderado pela ganância no colapso financeiro de 2008.

Mas as crises de hoje nunca espelham completamente as de ontem, e seria ainda melhor, em primeiro lugar para a construção de líderes que possam prevenir crises antes que elas surjam.

Um grande líder é inspirador e um unificador das diferenças, além de ser um unificador das diferenças e alguém que traga o melhor das aspirações humanas.

Se você aspira ser um grande líder, o primeiro requisito é que você olhe e escute, para que você possa descobrir as verdadeiras necessidades que a situação exige.

Aqui está o passo-a-passo para encontrar a grandeza.

O espírito de liderança não é desenvolvido com o passado, mas sim conhecendo o presente.

O espírito de liderança não é desenvolvido com o passado, mas sim conhecendo o presente.

#1. Proteção e segurança

Situações de ameaça e instabilidade fazem com que as pessoas se sintam inseguras. Você pode ver os rostos nervosos, sentir a ansiedade predominante. Quem é que vai tornar a situação mais confortável?

O papel de um líder e ser o porto seguro de seus liderados. Mostrar que tudo vai bem e que existe luz no fim do túnel é o papel de um verdadeiro líder.

#2. Realização e sucesso

Situações de conquistas não realizadas podem fazer as pessoas se sentirem mal sucedidas.

As pessoas querem ser mais produtivas, mas muitas vezes falta gás e paixão suficiente para que isso aconteça. Quem vai intensificar e fornecer a inspiração e motivação necessária para isso?

#3. Cooperação

Algumas situações geram tensão nas equipes e trabalho. Não há espírito de equipe e, há incoerência no trabalho.

Com isso, o grupo se desintegra em brigas, disputas mesquinhas. Reuniões duram para sempre, mas nunca chegam a lugar algum. Quem será o objeto de ligação que traz coerência para a situação?

#4. Sentimento de pertencimento

Situações de apatia e sentimentos ruins vão aparecer. Todo munda atravessa fases parecidas com essa: fazer o que precisa ser feito, mas sentindo-se totalmente desmotivado e fora do eixo.

Esse clima que se abate na equipe de vendas é a rotina. As pessoas não recebem nenhum apoio pessoal ou confiança no que fazem. Quem vai trazer as emoções para a situação e fazer com que os outros se sintam pertencentes a uma equipe.

#5. Criatividade e progresso

Algumas situações são dominada por velhas soluções e ideias obsoletas. As pessoas se sentem frustradas. A atmosfera não tem criatividade, parece que a rotina tomou conta da situação.

Em casos assim, todos concordam que algo novo é preciso, mas tudo que surgem são pequenas alterações no status quo. Quem vai trazer de volta a centelha da criatividade para a situação?

#6. Valores morais

Muitas vezes a situação em uma empresa é espiritualmente vazia e corrupta. Os fracos se sentem inúteis, os fortes se aproveitam cinicamente disso. As pessoas falam sobre corrigir os erros e trazer de volta os valores corretos, mas ninguém sabe por onde começar.

O futuro parece incerto e o clima é de opressão. Quem vai levar a esperança e um sentido de renovação moral para as pessoas?

#7. Realização espiritual

Algumas vezes, a rotina mobiliza nossa condição humana. As pessoas estão fazendo grandes perguntas: quem sou eu? Por que estou aqui?

Muitos estão buscando Deus. Fala-se sobre algo superior, mas ainda está faltando fé nas pessoas. Quem poderá trazer luz e demonstrar que a espiritualidade é uma realidade viva?

Deepak Chopra acredita que esses são os mandamentos dos grandes líderes.

Deepak Chopra acredita que esses são os mandamentos dos grandes líderes.

Escute sempre

Ouvindo e observando sempre, você vai saber distinguir a situação que se encontra e a necessidade que está clamando. Como você pode ver, muitos critérios de liderança, algumas vezes levam a valores morais e de espiritualidade.

Todo ser humano tem um desejo dentro de si. Mas a menos que as necessidades básicas sejam satisfeitas, apelar aos ideais de uma equipe é geralmente inútil.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How to Become a Great Leader” de Deepak Chopra.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot