X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

Como ser um líder eficaz

Como ser um líder eficaz

Pode parecer estranho, mas é verdade. Se você quiser ser um líder melhor é preciso abrir mão do controle. Entenda como


Pode parecer estranho, mas é verdade. Se você quiser ser um líder melhor é preciso abrir mão do controle. Entenda como

Invariavelmente, as pessoas que começam empresas atribuem-se o cargo do CEO. Isso é compreensível, é claro. A ideia é sua.

Mas, há muitas maneiras diferentes de ser um CEO e, infelizmente, a maioria das pessoas gravitam em torno do modelo de comando e controle, onde as digitais do “patrão” podem ser encontradas em tudo.

Isso pode funcionar? Claro. Mas existem 4 problemas.

  1. O negócio nunca vai crescer mais do que 1 pessoa (você, o CEO) pode gerenciar de forma eficaz.
  2. A empresa não pode se mover rapidamente. Uma vez que tudo precisa de você para acontecer, você cria um gargalo. As pessoas têm que esperar para que você possa aprovar antes que eles possam seguir em frente.
  3. Você não vai conseguir as melhores ideias das pessoas. Uma vez que eles entenderam que a empresa é criada para que tudo gire em torno de você, elas não vão ter tempo para desenvolver suas melhores ideias.
  4. É cansativo.

Uma abordagem muito melhor do que isso é deixar que os funcionários façam as decisões que puderem, permitindo-lhes implementá-las.

Muitos empreendedores têm medo das pessoas cometerem erros, mas não devemos nos preocupar com isso.

Todo mundo comete erros. Se as pessoas estavam cometendo erros antes de serem autorizadas, obviamente vão continuar errando. E, se estamos preocupados com isso, defina um limite no início.

Mas, uma vez que você permite às pessoas tomarem decisões, algo intrigante acontece. Invariavelmente o número de erros vai cair.

Quando os funcionários sentem que você vai tomar a decisão final de qualquer maneira, nem sempre eles pensam totalmente no que estão fazendo. Uma vez que a decisão é deles, eles tendem a ser não apenas mais criativo, mas mais cuidadosos também.

A verdade é que, se você permitir que seus funcionários tenham mais controle:

  1. Eles vão fazer um trabalho melhor.
  2. Você terá mais tempo para pensar.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How To Be An Effective Leader”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot