X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

O estrelar processo criativo da Pixar

O estrelar processo criativo da Pixar

O processo de brainstorm da Pixar pode ajudar a inspirar um processo criativo mais funcional da sua empresa


O processo de brainstorm da Pixar pode ajudar a inspirar um processo criativo mais funcional da sua empresa

Se você já questionou o valor de um bom processo criativo, considere que os seus filmes prediletos não teriam existido sem um bom processo criativo.

Ed Catmull, presidente da Walt Disney e Pixar Animation Studios, permitiu que Bob Sutton, professor de ciência da gestão da Stanford University, desse uma espiada no processo criativo da Pixar, durante uma recente palestra na Stanford Entrepreneurship Corner.

Lá, Catmull explicou que o processo criativo da empresa surgiu pela primeira vez de uma maneira não específica, mas, desde então tem sido o modelo para uma abordagem intencional para estimular a criatividade na empresa.

O “brain trust” foi algo que aconteceu acidentalmente. John Lasseter era o diretor, e ele tinha 4 pessoas ao seu redor que estavam muito focadas e realmente liderando.

E eles eram apaixonados pelo filme em si. Assim eles teriam intensas discussões, mas elas nunca se tornaram discussões pessoais.

Catmull queria ver se a mesma abordagem poderia funcionar dentro de outros grupos da empresa, como a Pixar no ramo técnico, por exemplo.

Para sua decepção, ele descobriu que uma abordagem “brain trust”, não necessariamente produz a mesma saída de ideias criativas para todos os grupos.

O brainstorm puro e eficiente

Catmull voltou, olhou para o seu grupo original, e voltou com algumas conclusões. Uma delas, o “brain trust”, deve existir apenas para o debate e a discussão de ideias.

Essa etapa do processo não pode ter qualquer poder ou autoridade sobre um resultado.

E a consequência disso é que o diretor, não entra na sala com uma postura defensiva, sabendo que isso pode estragar todo o processo.

Então, o processo “brain trust” eram incumbidos de tentar ajudar a resolver problemas por si só, como um gerente e, Catmull interviria apenas para se certificar que cada membro estava participando.

O resultado disso tudo é que  temos esse grupo que, em geral tem feito coisas completamente notáveis.

___

Este artigo foi adaptado do original, “’Brain Trust’: The Stellar Creative Process Designed By Pixar”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot