X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

liderança
Liderança

Seja um líder, e não um chefe

O potencial que você tem pode despertar o potencial de terceiros.


Embora não sejam a mesma coisa, muitas pessoas não sabem discernir entre um líder e um chefe. E isto é deveras interessante, pois ambos são muito diferentes, e seus perfis são completamente antagônicos. Na verdade, existe pouca relação entre estas duas “funções”. Um líder não precisa ser, necessariamente, um chefe, seja ele de setor, departamento ou pessoal. E nem todo o chefe, por sua vez, será um líder. Na verdade, a grande maioria dos chefes são apenas chefes mesmo.

Ser um líder, mais do que um cargo, é uma vocação. Qualquer indivíduo pode ser um chefe, mas nem todo chefe poderá ser um líder. Um chefe – como a palavra diz – é aquele que chefia, monitora, supervisiona um determinado departamento, ou setor, que está sob os seus cuidados. Chefes normalmente também são empregados, e não proprietários, e estão poucas escalas acima na hierarquia de comando em relação aos demais funcionários. E não raro são impacientes, equivocados e presunçosos. E quase sempre agem mecanicamente, raramente indo além do que se espera deles.

Um líder, por outro lado, é um indivíduo que vê a longo prazo. E sabe que a liderança é uma virtuosa qualidade, que deve ser exercida com temperança, benevolência e astúcia. Um líder é um indivíduo que dá o melhor de si, e através do exemplo busca exigir o melhor dos outros.

Um líder é um indivíduo consciente de suas qualidades. Jamais age de forma impetuosa, prepotente ou arrogante. Ele trata seus subordinados com cordialidade, e mostra empatia por suas dificuldades e limitações, sabendo que não deve exigir nada sobre-humano dos seus subalternos.

Ao contrário do chefe, um líder não enxerga um grupo ou um bando de pessoas, mas indivíduos. Procura conhecer cada um dos seus comandados, bem como os seus pontos fortes, sempre respeitando suas fraquezas e limitações, pois sabe que está lidando com seres humanos, e não com máquinas.

Imagem (1)

Se você ocupa uma posição de comando na empresa onde trabalha, você deve perguntar a si mesmo o que deseja ser: um chefe ou um líder? Um líder desperta o que há de melhor nas pessoas. Um chefe, por outro lado, desperta o que há de pior. Embora, é claro, hajam exceções, para ambos os casos.

Um líder desperta o que há de melhor nas pessoas. Um chefe, por outro lado, desperta o que há de pior.

Um líder desperta o que há de melhor nas pessoas. Um chefe, por outro lado, desperta o que há de pior. Click To Tweet

Quando você não souber discernir entre um e outro, mantenha esta máxima em mente: Um chefe deixa seus funcionários exauridos e esgotados. O líder, por outro lado, deixa seus subordinados motivados e interessados.

Há uma grande diferença, não concorda?


Also published on Medium.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot