X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Finanças para Empreendedores

Como não extrapolar o orçamento


Gastar, em qualquer empresa, é um mal inevitável. Até aí, tudo bem. O problema é quando começamos a gastar mais do que faturamos. Aí, sim, começam os problemas financeiros. Mas é possível evitá-los?

Controlar de forma ponderada e exata as finanças é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Como explicou Edison Kalaf, professor da Business School São Paulo (BSP) para artigo publicado na Exame, “o descontrole financeiro é um dos principais fatores de quebra das pequenas empresas”.

É claro que, antes de tudo, você tem que se preocupar em ter um faturamento razoável. Se não houver faturamento na empresa, você terá um problema muito maior do que uma simples displicência financeira, ou incompatibilidade de gastos. Depois que esta etapa for resolvida, no entanto, você deve estabelecer como meta duas prioridades fundamentais:

  1. Jamais misturar suas contas pessoais com as contas da empresa (se você precisar “pegar emprestado” de sua empresa, lembre-se de pagar depois).
  2. Ser meticulosamente consciencioso no controle do fluxo de caixa. Tenha certeza de que as despesas sejam sempre menores que o faturamento.

Evidentemente, existem outros passos a serem seguidos. Mas, antes de tudo, você deve começar pelo básico, estabelecido nas duas regras listadas acima. No entanto, por mais simples que pareçam, você verá que segui-las de forma categórica e disciplinada, ao menos em determinados meses, será um desafio constante.

Se necessário, utilize planilhas para registrar tudo que a empresa ganha, e tudo o que ela gasta. O excel costuma ser uma ótima ferramenta virtual para essa tarefa. Outra questão fundamental é calcular quanto você paga por mês de impostos e tributações, além de despesas com contabilidade, entre outros custos fixos. Outro ponto interessante é calcular o quanto você precisa faturar todo mês para vencer as despesas, e fazer sobrar algum dinheiro (normalmente o dobro, mas nem sempre é viável).

Imagem

Com o tempo, gerenciar as finanças da empresa se tornará uma tarefa mais simples e corriqueira, que tem na prática todos os seus segredos. E nunca pare de reduzir gastos, aonde for possível reduzi-los.

Quando o fluxo de caixa é controlado de forma sistemática, com todos os rigores da matemática financeira, e as despesas são equilibradas com um faturamento maior – mesmo que seja apenas por uma pequena margem – você atingirá uma etapa onde equilibrar as contas se tornará um pouco mais fácil. Não obstante, o malabarismo exigido nem sempre será uma equação simples de seguir. Alguns meses serão mais fáceis que outros. No entanto, é com a prática da experiência que você irá se aprimorando.


Also published on Medium.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot