X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

Você nasceu para liderar?

Você nasceu para liderar?

O mundo dos negócios adora CEOs com charme e visão. Mas uma pesquisa sugere que perseguir esses traços de liderança é um grande risco


O mundo dos negócios adora CEOs com charme e visão. Mas uma pesquisa sugere que perseguir esses traços de liderança é um grande risco

O estudo sobre liderança envolve uma série de diferentes modelos de liderança populares.

Um modelo que tem sido duvidoso é o “modelo do grande homem”, que defende que alguns homens nascem com o dom da liderança enquanto outros não.

Essa é uma ideia ridícula. Os grandes líderes – e lembre-se, não há um tipo de líder ideal para todas as organizações – muitas vezes precisam aprender a liderar.

Já está claro que você não precisa ser um homem de berço, de origem europeia, britânica, ou qualquer outra para liderar os outros de forma funcional.

O herdeiro mais próximo da teoria do “grande homem” são os visionários. Essas pessoas (Steve Jobs vem logo à mente), porque podem enxergar mais longe e de forma mais clara.

Além disso, essas pessoas podem levar a empresa para o sucesso e inspirar todas as pessoas em torno deles.

É possível ouvir, muitas vezes, a voz emocionada das pessoas em algumas empresas quando falam de seus líderes. Elas são simplesmente admiradores dessas pessoas.

Não há apenas a visão implícita nos grandes líderes, mas também um grande carisma. E quem não gostaria de ser esse líder?

Qualquer empreendedor quer ter uma empresa forte, saudável e visionária, segundo algumas pesquisas da Warwick Business School na University of Warwick no Reino Unido.

A liderança não tem regra. Contanto que você queira desenvolvê-la.

A liderança não tem regra. Contanto que você queira desenvolvê-la.

Liderança sustentável

Tivemos um longo curso do que pode ser denominado “conservadorismo inteligente”.

Esse tipo de cultura focam o sucesso a longo prazo e o crescimento constante. A gestão tende a ouvir os funcionários e tem um profundo entendimento da empresa, uma vez que 97% dos CEOs vieram de dentro das próprias empresas.

Estes são, muitas vezes, as pessoas que também dirigem uma empresa em meio às transformações porque eles entendem isso como uma maneira de trabalhar com a cultura existente, as práticas, os objetivos estratégicos e as relações com investidores.

Onde o carisma falha

O problema dos líderes carismáticos é, ironicamente, a sua força. Quando uma empresa está se movendo na direção certa, o líder carismático pode aguentar a carga.

Eles são muito bons em conseguir fazer com que as pessoas na empresa se movam, de uma maneira ou de outra.

Mas, quando eles começam a se mover na direção errada, eles são igualmente bons em fazer com que as pessoas abaixem a cabeça e continuem seguindo.

Qual o seu estilo de liderança?

A melhor maneira de liderar não é imitar um belo estilo, ou copiar alguma pessoa que sirva de inspiração para você.

Cada um de nós temos um estilo único e, apenas através dele é que podemos obter o nosso melhor e realmente levar as coisas para os resultados que esperamos.

Certamente não somos Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou líderes que despertam a simpatia de todo o mundo. Somos eu e você, únicos e, por isso, precisamos despertar e compreender melhor, o nosso estilo único de liderança.

Independentemente de muito carismático ou pouco, o que todo líder quer é inspirar sua equipe a atingir resultados. E, para isso, carisma, orgulho e vaidades ficam de lado e, empatia, foco na equipe, liberdade vêm em primeiro lugar.

E dessa maneira que grandes líderes desenvolvem grandes equipes, com outros líderes guiando uma ideia e um projeto para atingir os objetivos.

Você nasceu para ser líder?

Você nasceu para ser líder?

Você nasceu para liderar?

Certamente não. Ninguém nasceu para liderar. Da mesma maneira que não nascemos para jogar futebol, para dirigir, para voar e, diariamente fazemos tudo isso.

Nós não nascemos sabendo de nada disso.

Mas, somos capazes de desenvolver nosso estilo de liderança e, com isso, liderar equipes para atingir resultados brilhantes. E esse é o objetivo de todo líder: inspirar pessoas a atingir objetivos.

E, quando isso acontece, uma empresa atinge resultados brilhantes. Lembre-se: nossas habilidades são adquiridas ao longo da vida. Não nascemos com elas.

___

Este artigo foi inspirado pelo, “The Problem With Charismatic Leaders”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot