X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Livro mostra como agregar valor ao chocolate brasileiro


 Salvador – Uma publicação inédita mostra chocolates feito com diferentes frutas dos seis biomas nacionais: Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal. Trata-se do livro Chocolate com frutas brasileiras, produzido pela coordenadora de Fruticultura do Sebrae Nacional, Léa Lagares, com assessoria gastronômica do chocolatier Franz Xavier Ordematt e da gastrônoma Tainá Zaneti. O livro foi lançado nessa sexta-feira (6), no Salon du Chocolat, no Centro de Convenções, em Salvador.

A publicação traz 24 receitas com composições pouco exploradas. “A ideia foi mostrar diferentes oportunidades de negócios para produtos pouco conhecidos no mercado externo e interno, uma vez que o Brasil é um dos principais consumidores de chocolate”, destacou Léa. Segundo ela, o livro foi apresentado em momento oportuno. “Esse evento é uma referência mundial para produtores e admiradores do chocolate. Nada melhor do que lançar esse trabalho aqui no Salon du Chocolate”, afirmou.

Tainá Zaneti explicou que uma das propostas é incentivar a aplicação dessas novas composições para o desenvolvimento de produtos diferenciados e de alto valor agregado, o que contribui para a inserção social e geração de renda. “Mostramos com o livro que as nossas frutas têm uma qualidade excelente, assim como o nosso chocolate, e que a gastronomia é um veículo para desenvolver o setor”.

Já Franz Xavier Odermatt reforçou que a publicação divulga produtos pouco conhecidos do público. “A riqueza natural do Brasil é enorme e os próprios brasileiros desconhecem o tamanho e a potencialidade de seus recursos. Estamos mostrando esse valor através do chocolate”.

O Salon du Chocolat acontece pela primeira vez no Brasil e coloca Salvador no circuito das principais cidades do mundo que já receberam o evento, como Paris, Nova York, Tóquio e Cairo. Renomados chocolatiers estrangeiros e produtores de amêndoas participam do evento, que termina neste domingo (8).

O Sebrae, um dos patrocinadores, realizou nessa sexta-feira uma Rodada de Negócios, que reuniu 15 chocolatiers de vários países e 11 produtores de amêndoas da Bahia e do Espírito Santo. Em seu estande no Salon, o Sebrae na Bahia oferece ainda orientações e informações com a ajuda de analistas da Unidade de Agronegócio, que atuam junto a empreendimentos do setor, contribuindo para a profissionalização da gestão e o acesso ao mercado. O evento prossegue no Centro de Convenções, em Salvador, neste sábado (7), das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 19h.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo