X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Menos burocracia para abrir empresas no Distrito Federal


Brasília – Os empresários do Distrito Federal já contam com um sistema informatizado que reduz o tempo necessário para a formalização de empreendimentos. Desde o dia 30 de outubro está em funcionamento na capital do país o Projeto Integrar, que simplifica os procedimentos para a formalização de um negócio. Nesta primeira etapa entrou em produção a pesquisa de viabilidade que, através de uma consulta feita pela internet, o empreendedor é informado pelas Regiões Administrativas e pela Junta Comercial se ele pode exercer a atividade econômica pretendida no endereço escolhido e se o nome empresarial escolhido é inédito.

A iniciativa, que conta com a parceria do Sebrae, interliga os bancos de dados da Junta Comercial, das receitas Federal e Distrital, das Administrações Regionais e órgãos de fiscalização, como Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. A previsão é de que, depois da implantação completa, que ocorrerá durante o ano de 2013, o registro do empreendimento, incluindo a emissão das inscrições tributárias e do alvará de funcionamento, saia em até nove dias, reduzindo em 40 dias o tempo atual.

“Ao simplificar e desonerar o processo de registro, o empresário se sentirá mais motivado a sair da informalidade”, avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Com o Projeto Integrar, damos um passo importante na diminuição da burocracia para as micro e pequenas empresas brasileiras e para tornar os pequenos negócios mais competitivos.”

O modelo foi desenvolvido pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), por meio de uma parceria com o Sebrae e o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O sistema, já em produção no estado de Minas Gerais há dois anos, será ainda implantado, nesta primeira etapa, em outros oito estados, além do Distrito Federal, que é a primeira unidade da federação a ser beneficiada e será piloto para as demais. O Sebrae apoia a parametrização do sistema, para possibilitar sua implementação em outras Unidades da Federação.

A gerente-adjunta de Políticas Públicas do Sebrae, Inês Schwingel, explica que a implantação do sistema de integração pressupõe ações anteriores para a desburocratização dos procedimentos adotados nas Juntas Comerciais e demais órgãos estaduais e municipais que participam do processo de registro e licenciamento de empresas nos estados e municípios. “É preciso simplificar o fluxo e os processos de formalização. O empresário não precisará mais apresentar os mesmos documentos em cada um dos órgãos. Como bem expressa o slogan do Integrar, com a entrada única de dados via internet, agora o que circula é a informação, não mais o cidadão”.

Para formalizar um novo empreendimento no DF, o usuário precisa acessar o endereço eletrônico da Junta Comercial do Distrito Federal (JCDF) e informar o nome que deseja dar à sua empresa, a atividade a ser desenvolvida e a localização do empreendimento. As informações são analisadas pela Junta e pelo poder público local – no caso da capital são atribuições da JCDF e das Administrações Regionais.

Simplificação

Caso não haja nenhum problema com o nome e nem com o endereço da empresa, o usuário recebe, por mensagem eletrônica, o sinal verde para encaminhar a documentação à JCDF. Vale salientar que o empreendedor repete esse processo uma única vez, sem a necessidade de percorrer outros órgãos. 

O Integrar foi desenvolvido a partir da exigência da Lei 11.598/07, que estabeleceu as diretrizes para a adoção de procedimentos de simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas. Além do DF, o sistema será implantado gradualmente em Sergipe, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba. 

Quem estiver interessado em abrir uma empresa no Distrito Federal pode acessar o sistema no site da Junta Comercial do Distrito Federal: www.jcdf.gov.br. O sistema é autoexplicativo, mas as dúvidas podem ser tiradas no guia passo a passo, também disponível na mesma página.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot