O descontrole de uma nóticia nas mídias sociais.
Na noite desse domingo dia 01/05/2011, o presidente Barack Obama anunciou à nação e ao mundo que Osama Bin Laden tinha sido morto e que os Estados Unidos estava com a posse de seu corpo.
O anúncio foi livestreamed pela Casa Branca e no Facebook, após cerca de 90 minutos de especulações e reportagens sobre o líder da Al Qaeda se espalhando descontroladamente na web.
Veja a reação dos americanos com a notícia.
Dentro de aproximadamente duas horas do primeiro relatório à tona (e desde que confirmado pelo presidente) que Osama Bin Laden tinha sido morto, uma página no Facebook chamado “Osama Bin Laden está morto”, já acumulou mais de 150.000 “like”.
A página parece estar adicionando milhares de “like” por minuto com os usuários, centenas de comentários compartilhados e links de notícias sobre a notícia.
Curiosamente, a página em si parece ter feita bem antes da instalação desta noite como uma forma de defender a teoria de que Bin Laden havia morrido há muito tempo.
A descrição da página diz, em parte: “Osama Bin Laden não foi encontrado e jamais será encontrado, porque ele morreu há muito tempo. Isto pode ser novidade para você, porque não era a notícia. Sua morte é crítica para a CIA, porque eles querem que você acredite nessa chamada “guerra ao terror” que fez do mundo um lugar mais perigoso. Se Osama Bin Laden estivesse vivo, ele teria sido encontrado. – tal como Saddam Hussein “
No entanto, a página agora está servindo como um fórum de discussão em tempo real para a notícia histórica.
Veja no twitter.
No domingo 11:35, a Casa Branca postou no Twitter uma citação do presidente Barack Obama, que confirmou a morte de Osama Bin Laden. Mas antes disso, o Twitter foi alvoroçado com a especulação e confirmado posteriormente pelos funcionários e agências de notícias.
Mais informações nos sites:
http://www.huffingtonpost.com/