Para as micro e pequenas empresas dos EUA, marketing em redes sociais já é o segundo destino dos investimentos após websites corporativos
De acordo com o American Express Open e o SEMPO – Search Engine Marketing Professional Organization no documento “Small Business Search Marketing Survey“, os pequenos negócios reconhecem que o boca-a-boca é a principal maneira com que seus clientes os encontram, seguido pela internet e mecanismos de busca.
Outra pesquisa diz que as micro e pequenas empresas tem feito da web social sua maior prioridade. Uma pesquisa de fevereiro de 2011 da MerchantCircle descobriu que 70% dos negócios pequenos dos EUA usaram o Facebook para marketing, enquanto apenas outros 2/3 usaram o Google e 1/3 usou o Bing.
Enquanto 57.2% dos entrevistados disseram a Ad-ology que a mídia social foi pelo menos de alguma forma útil para gerar indicações (leads), a pesquisa da MerchantCircle descobriu que micro e pequenas empresas eram mais inclinados a dizer que o marketing de mecanismos de busca era um canal mais efetivo que as redes sociais, de 40.2% versus 36.7%.
Os aplicativos sociais como o Facebook podem ter uma curva de aprendizado mais fácil e requerer menos gastos diretos por parte das micro e pequenas empresas que tem menos experiência com marketing online – e o fator “precisar ter” ajuda também – mas os já testados e comprovados métodos de marketing online via busca não devem ser ignorados. As buscas, em particular, inquestionavelmente ajudam as empresas a serem encontradas pelos usuários exatamente no momento em que estes estão querendo comprar.