X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mudanças no Simples devem ser votadas na próxima terça


Brasília – A comissão de Assuntos Econômicos do Senado deixou para a próxima terça-feira (27) a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/11, que altera a lei do Supersimples (Lei Complementar 123/06). O PLC começou a ser analisado nesta terça-feira (20), mas foi retirado de pauta por pedido de vistas dos senadores Romero Jucá (PMDB/RR), líder do governo no Senado, e Cyro Miranda (PSDB/GO). A justificativa é de que o texto precisa de mais debates.

O relator do projeto, senador José Pimentel (PT/CE), chegou a apresentar seu parecer pela aprovação sem alterações. Ele rejeitou dez emendas apresentadas ao PLC, que, entre as medidas, propunham a inclusão de novas categorias econômicas no Simples Nacional e o fim da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) via substituição tributária para empresas do sistema.

Pimentel defendeu urgência na votação para que ainda em 2011 possam valer mudanças como o parcelamento automático de débitos do Simples Nacional. “Há cerca de 560 mil empresas com dívidas, correndo risco de serem excluídas do sistema”, argumentou. Outros senadores, como Roberto Requião, reforçaram a necessidade de urgência na votação, destacando a importância do Simples Nacional para os negócios de micro e pequeno porte.

O relator explicou que as questões que enfrentam resistências, como o fim da cobrança do ICMS por meio da substituição tributária, poderão fazer parte de outro projeto se forem rejeitadas. Uma alternativa é o Projeto de Lei 467/11, iniciativa da então senadora e atual ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que já tramita na casa e trata da inclusão de novas categorias econômicas no Supersimples.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo