X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Não culpe seu cliente por um problema seu

Problemas com Clientes destaque

Pensamentos de sábado pela manhã viram um bom gráfico para solução de um problema comum para empreendedores: Por que torramos de trabalhar e as coisas deixam de valer a pena. Aqui no Jornal do Empreendedor.


Problemas-com-Clientes

Os gráficos ajudam a visualizar onde você está e sim, esse demorou um pouco pra fazer.

Sábado pela manhã e penso sobre a minha semana nervosa. Quem não está exausto de tanto trabalhar? Como encontrar balanço na vida? Quanto mais a gente vai ter que se sacrificar e por que tudo parece tão pesado às vezes?

Eu tenho essa mania de querer desenhar gráficos sobre processos desde minhas aulas de macroeconomia quando me apaixonei por eles. O momento atual nunca é um ponto fora de uma curva, ele é sempre função do passado e uma previsão do futuro. Aí podemos visualizar onde estamos e podemos tomar uma boa decisão. Não vejo como não usar um gráfico na solução de um problema sofisticado, complexo como a vida de hoje.

O esquema que eu desenhei acima é uma visualização do processo que me envolvi com meus clientes, família, amigos e tudo mais. Pode ser usado pra tudo.

Longe de ser um tratado definitivo e acadêmico, ele é apenas uma maneira de entender o que se passa agora. Duas curvas, uma do meu tempo e disponibilidade e outra com trabalhos e problemas.

Green Zone

Saímos sempre de uma situação com pouco trabalho e muita vontade, muita energia estocada. Uma green zone, segura e confortável porém ansiosa por conquistas e trocas.

À medida que vamos conseguindo trabalho nossa energia e tempo vai ficando tomada e prossegue. E nosso comportamento vai mudando, bem como a nossa atitude e pensamentos com relação aos clientes e quem demanda nosso tempo.

Neste início, todo o trabalho é bem vindo, somos gratos aos clientes e sentimos que eles são uma solução para os problemas de falta do que fazer, começamos a achar um propósito no trabalho e tendemos a inconscientemente tomar mais trabalho. Um trabalho a mais não é problema. Estamos aqui pra isso.

E vamos tomando trabalho, vamos nos comprometendo e saindo da Green Zone, seguindo pra Red Zone.

Red Zone

Já estamos começando a cavar um pequeno buraco para nós mesmos. Paramos de fazer algumas coisas importantes para o equilíbrio, deixamos os esportes e alguns amigos. Deixamos a família pra depois. Os livros, os momentos sem nenhum objetivo. Bobagens importantes também acabam  por ser tolhidas do seu dia a dia.

E os clientes…já começam a ser um estorvo e começamos a achá-los caprichosos, difíceis de satisfazer, ingratos e insatisfeitos por natureza.

Gradativamente, os anjos pagadores de contas se tornam os predadores da sua vida que era tão “boa” e queremos que eles desapareçam e surjam apenas para pagar as contas que também acabam se empilhando.

Os clientes não tem culpa disso, eles se comportam exatamente como antes mas a sua percepção deles mudou por estar caminhando pra um esgotamento.

Dead Zone

Você virou um guerreiro. O mundo é cruel e você pode querer explodir clientes. Sumam, vão pro inferno.

Bom aí, você é um dead man walking. Você já está morto e só falta enterrar. Os clientes ficam insatisfeitos e a culpa é toda sua.

Mas quem precisa de cliente??? Eles só querem o meu sangue.

Conclusão desta semana

Não seja guloso, não coma mais do que cabe na sua barriga. Melhore sua performance, contrate mais gente, use melhor seu tempo e vá mais devagar. Uma hora ou outra deixamos de ser ambiciosos apenas e viramos gananciosos e ai…é o começo de uma fase boa. E por isso quando achamos que as coisas vão melhorar muito, elas acabam piorando, porque ainda não se inventou clonagem humana imediata e o sucesso vai te custar caro a não ser que você consiga reproduzir seu trabalho, ou ter um serviço escalonável. Um serviço escalonável é um objetivo importante e deve ser levado em consideração no seu plano de negócios.

Os clientes não são os culpados, os clientes continuam sendo sua razão de existir profissionalmente. E agora você precisa dar cabo de tudo que se comprometeu, custe o que custar.

O risco de se torrar (Burn-out) é real e testar os limites faz mal pra saúde. Faça de tudo para se manter na Green Zone, ou voltar pra ela o mais rápido possível.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot