X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Negócio a Negócio atende 38 mil pequenas empresas em 2011


 Porto Alegre – Mais de 38 mil empresas gaúchas receberam este ano a visita dos Agentes de Orientação Empresarial, universitários treinados que atuam no Programa Negócio a Negócio do Sebrae no Rio Grande do Sul. Desses empreendimentos, 26 mil foram atendidos pela primeira vez e os outros 12 mil participaram de revisitas, ou seja, foram atendidos em 2010 e, neste ano, voltaram a receber as orientações dos agentes através do projeto.

O programa Negócio a Negócio é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com 12 universidades gaúchas responsáveis pela execução dos atendimentos presenciais e gratuitos. O foco é trabalhar a gestão dos empreendimentos com faturamento bruto anual de até R$ 240 mil – esse limite será superior em 2012: R$ 360 mil -, além do Empreendedor Individual. 

Segundo o diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Sul, Marco Kappel Ribeiro, o Negócio a Negócio é “uma forma que encontramos de avaliar a evolução dos negócios, a partir das ações indicadas em 2010, e dar continuidade à implementação dos controles e ferramentas de gestão”. O diretor acrescenta que 43% dos empreendedores atendidos este ano tiveram seu primeiro contato com o Sebrae por meio do projeto. “É bom saber que estamos construindo novos laços e fortalecendo o relacionamento com outras empresas que nunca tinham buscado ajuda na instituição”, explica. Com relação a 2012, Kappel adianta que, em algumas regiões do estado, os atendimentos prosseguem normalmente durante os meses de janeiro e fevereiro, período que, normalmente, o projeto parava em função das férias dos universitários.

Em 2011, o programa atingiu 78% dos municípios gaúchos, com a atuação de 558 estudantes ligados a universidades parceiras. Além deles, foram 42 professores responsáveis pela supervisão e orientação dos agentes. Periodicamente, a coordenação do projeto realizou avaliação dos agentes levando em consideração os atributos: Postura (atitude, ética); Domínio do assunto; Utilização de exemplos adequados ao tema apresentado; Esclarecimento de dúvidas; Clareza nas explicações sobre a implantação do plano de ação; Pontualidade (cumprimento da agenda proposta); e Atuação durante os dois atendimentos. “Na última pesquisa, 93% dos empreendedores consideraram a atuação dos agentes como ótima e boa”, comenta a gestora do projeto no Sebrae no Rio Grande do Sul, Viviane Andressa Pinto.

Conforme pesquisa realizada com 513 empresários atendidos, 83,6% afirmam que o projeto contribuiu para a melhoria do negócio, seja totalmente ou em parte. Já o grau de satisfação mereceu nota 8,6 dos empresários. Além disso, 76% disseram que aplicaram as ferramentas básicas de gestão sugeridas no atendimento e 98% dos empreendedores recomendariam para outros empresários.

É o caso de Clarisane Paludo, proprietária da Padaria Paludo, em Nova Bréscia. Para ela, o Negócio a Negócio é uma das melhores iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, pois ajuda a identificar detalhes importantes que por vezes são imperceptíveis aos olhos do empresário. “As ferramentas são muito boas, aprende-se de maneira fácil e prática. Com a ajuda do agente consegui desenvolver uma autoavaliação do meu comportamento diante da empresa, identificar o que está bom e o que necessita ser melhorado”, destaca. Além disso, Clarisane elencou objetivos e metas que a empresa pretende alcançar em 2012 e de que forma isso será feito.

O Projeto

O Negócio a Negócio é uma iniciativa do Sebrae e está presente em todo o estado, desde 2010, funcionando em parceria com 12 universidades gaúchas. Consiste na orientação gratuita das microempresas, por meio de três visitas, para a implementação de ferramentas de gestão. A abordagem é realizada pelos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), alunos de graduação e pós-graduação treinados e capacitados na metodologia do projeto.

As universidades parceiras do Negócio a Negócio são: Pucrs (Região Metropolitana), Urcamp (Região da Campanha), URI (Região Norte), Unijuí (Região Noroeste), UCS (Região da Serra Gaúcha), Unisinos, Faccat, Feevale (Região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana e Metropolitana), Furg (Região Sul), UPF (Região Planalto), UFSM (Região Centro) e Univates (Região Vales do Taquari e do Rio Pardo).

A metodologia inovadora do projeto revolucionou a forma de atendimento realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e atingiu 43 mil empresas somente em 2010. Viviane Pinto afirma que “nunca havíamos chegado a tantas empresas em apenas um ano, como fizemos por meio do programa. Somando aos números de 2011, atingimos 81 mil MPE”.

Serviço:

www.sebrae-rs.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Assessoria de imprensa: (51) 3216-5168

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot