X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

O acordo correto


“Meia fatia é melhor que pão nenhum”

Um negociador deve começar com o que é correto ao invés do que é aceitável (deixando de lado quem está certo) precisamente porque um sempre terá que abrir mão no final. Mas se uma pessoa não sabe o que é correto para satisfazer as especificações e os limites, não pode distinguir entre o que é um acordo correto de um acordo errado – e vai acabar fazendo o acordo errado.

Há dois tipos diferentes de acordos. Um tipo é expressado no antigo provérbio, “Meia fatia é melhor que pão nenhum”. O outro tipo é expressado na história do Julgamento de Salomão, que foi baseado claramente na realização de que “meio bebê é pior que nenhum bebê”. Na primeira instância, as condições limitantes estão sendo satisfeitas. O propósito do pão é prover alimento e metade de uma fatia é um alimento ainda. Meio bebê entretanto não satisfaz as condições. Porque meio bebê não é meio bebê vivo. É um corpo dividido em duas partes.

Em ação: Agora pense o problema especificado nos dois tipos acima. Faça uma decisão que representa um acordo de meia fatia, mas vai na direção correta em direção a uma solução ideal. Então pense que um acordo que é de não haver “pão nenhum”.

Peter Drucker em O executivo eficaz.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo