X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

O Veneno e o Remédio. Saiba a dosagem certa

O Veneno e o Remédio. dosagem de tecnologia no Jornal do empreendedor

Mario Faria escreve sobre a dose certa de tecnologia nas empresas.


“Não há nada na natureza que não seja venenoso. A diferença entre remédio e veneno está na dose de prescrição” – Paracelso, médico renascentista, 1493- 1541, considerado o pai da toxicologia.

O Veneno e o Remédio. dosagem de tecnologia no Jornal do empreendedor

A diferença entre o veneno e o remédio é pequena. Principalmente em tecnologia.

Da mesma forma, tecnologia de menos é ruim. E tecnologia demais pode prejudicar muito seu negócio.

Tenho um amigo, o Luis, que durante anos ocupou um cargo estratégico como diretor de tecnologia de uma multinacional de bens de consumo com atuação no Brasil. Apesar de ser uma líder global em seu segmento, bastante respeitada por seus produtos, reputação, ações de marketing e posicionamento no mercado, a TI ainda era encarada como despesa, e nunca teve muita importância perante outras áreas da organização.

Em uma das reuniões do conselho na matriz, alguém teve uma grande idéia: fazer com que a TI deixasse de ser um centro de custos, e passasse a ser também responsável por geração de receitas e influindo diretamente no resultado da empresa. Desta forma, poderiam viabilizar mais tecnologia para as áreas de negócio e ainda ganhar dinheiro com isto.

A proposta foi aprovada e resolveram levar o projeto adiante, imediatamente. Como parte da iniciativa, o conselho resolveu oxigenar a TI, e foi ao mercado buscar um executivo para liderar as mudanças exigidas. Ao chegar, John, profissional contratado para esta empreitada, começou a realizar mudanças drásticas na organização e anunciou parcerias estratégicas com as principais empresas de tecnologia do mundo. Criou novos departamentos, novas funções, desenvolveu produtos para serem levados ao mercado, e até mesmo constituiu novas empresas. Tudo isto como um meio de gerar a tão esperada receita. Ao mesmo tempo, racionalizaram algumas áreas, buscando sinergias e eficiência.

A partir daí, Luis, sua equipe e seus pares passaram por momentos de altos e baixos. Receberam uma quantidade enorme de treinamentos de reciclagem e qualificação. Passaram a ter responsabilidade maior nos projetos, para estarem sempre de olho em oportunidades de como levar o que estava sendo feito internamente para o mercado. E passavam grande parte do tempo em reuniões de planejamento com os fornecedores de tecnologia. Além é claro, de várias viagens, dentro e fora do Brasil. A cobrança aumentou mais e mais, e os gestores de TI começaram a ser avaliados por resultados financeiros.

Em dois anos, a área de TI estava completamente diferente em termos de serviços prestados e modelo de governança. Só que, infelizmente, tudo que foi criado e construído, não refletiu em geração de receitas. Apesar da empresa agora estar utilizando tecnologia de ponta para toda e qualquer iniciativa, infelizmente a TI não conseguiu ser um centro de receitas. Resumindo, dos planos mirabolantes iniciais, quase nada se concretizou conforme o desejado.

Sempre fui a favor de investimentos em tecnologia, com o objetivo claro que eles pudessem trazer retornos onde fossem feitos. Tecnologia ajuda muito, porém não é suficiente. É necessário que sua aplicação esteja alinhada com os objetivos estratégicos do negócio, que seja aplicada em um contexto administrativo, econômico e cultural onde os benefícios desejados possam ser estabelecidos antes mesmo que se faça qualquer ação.

Final da história: como parte do processo de mudanças pelo qual a empresa passou, o Luis foi despedido, e resolveu sair de vez do mercado corporativo, abrindo um negócio próprio em um segmento totalmente diferente de onde sempre atuou. Está feliz com a nova vida. O próprio John, executivo contratado para implementar as mudanças, também foi desligado um tempo depois, por não ter conseguido realizá-las e atingido os resultados esperados pelo conselho.

Moral da história: Você sabe qual é a dosagem correta de tecnologia para sua empresa?

Publicado na Computerworld originalmente.

 

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot