Rio de Janeiro – Reduzir o desperdício nas empresas para aumentar os lucros foi o mote da oficina sobre a metodologia 5 menos que são mais, que inaugurou o Espaço Sebrae de Educação nesta sexta-feira. As atividades do ambiente, instalado no Parque do Flamengo, integram a programação da instituição na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
O empresário do ramo moveleiro de Maceió (AL), Nairon Monteiro, veio ao Rio de Janeiro especialmente para participar da oficina. Ele desejava trocar experiências sobre práticas sustentáveis e aprender a reduzir o desperdício em sua empresa. Monteiro conta que o negócio dele se tornou sustentável no decorrer dos anos e não se arrepende: “Substituí as telhas tradicionais pelas translúcidas e coloquei vidros no escritório para privilegiar a iluminação natural”, conta.
Para minimizar o clima quente da cidade, Nairon ainda instalou um exaustor eólico na fábrica, que funciona por meio da ação dos ventos. “Com medidas simples, consegui reduzir o gasto com energia em 50%”, comemora.
À época da inauguração, o faturamento inicial da PontualQuali era de R$ 150 mil. Hoje, esse valor já dobrou. O empresário garante não ter dúvidas sobre a importância de capacitações como essa para que a classe empreendedora possa reduzir custos e aumentar a rentabilidade.
Essa também é a opinião de Cristiane da Silva, proprietária da empresa alagoana Criay, que presta consultoria na área ambiental. “Vim para aperfeiçoar meus conhecimentos. Vou aplicar essas informações na minha empresa e repassar as dicas aos meus clientes”, disse.
Durante a palestra, a consultora do Sebrae, Catarina Cavalcanti, informou que a oficina cumpriu o papel de mostrar que o desenvolvimento é necessário. Responsável pelo evento, ela disse que se os empresários crescerem de forma planejada, haverá menos impactos ambientais. “A expectativa é que os participantes apliquem as dicas tanto na vida pessoal como na profissional, porque se cada um fizer a sua parte, todos estarão contribuindo para a sustentabilidade do planeta”, ressaltou.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o espaço de educação semeia conhecimento para que os empresários possam entrar na agenda de sustentabilidade. “São 2 mil empresas inscritas nas capacitações. Não tenho dúvidas de que as oficinas podem contribuir para o crescimento de negócios verdes”, avaliou Barretto.
Cada oficina tem 30 lugares. As capacitações estão abertas ao público empresarial até o dia 23 de junho, durante todo o dia. Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site do Sebrae na Rio+20 ou no próprio local.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 8125-9872/ 8144-5522
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias