X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

ONGs trabalham geração de renda em comunidades carentes


 Brasília – Nos últimos anos, as Organizações Não Governamentais (ONGs) ampliaram sua atuação e têm demonstrado forte crescimento. Com recursos das mais variadas origens, as ONGs vêm possibilitando a inserção de camadas sociais e cumprindo uma tarefa complementar às atribuições do poder público, contribuindo para a construção de políticas públicas. 

Segundo a  Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), existem hoje cerca de 300 mil em todo país. No combate à pobreza, centenas de entidades atuam em projetos de capacitação, promovem a inclusão produtiva e realizam ações para a melhoria da educação, inserção dos jovens no mercado de trabalho, proteção ao meio ambiente, segurança alimentar, economia solidária, e busca pela sustentabilidade.

Um trabalho que ganhou notoriedade foi o projeto ‘Ação da Cidadania’, criado em 1993 pelo sociólogo Herbert José de Sousa – o Betinho, que ficou conhecido em todo o Brasil pela atenção às pessoas em situação de insegurança alimentar. Betinho, falecido em 1997, tornou famosa a expressão “quem tem fome, tem pressa” e fez dela o fundamento para a ‘Ação da Cidadania’.

O coordenador de Ações Sociais do projeto, João Costa Batista, diz que esse paradigma mudou porque o governo assumiu a questão do combate à fome. “Hoje, o esforço é voltado à capacitação para o trabalho e geração de renda”, define.

Educação

A educação é uma área em que a ação das ONGs é muito presente. A Care Brasil estimula a leitura, a educação ambiental e a geração de trabalho e renda. Para a instituição melhorar os padrões da educação é um forte argumento para a obtenção de emprego.

“Há dez anos atuamos com o papel específico de levar as chamadas tecnologias sociais aos lugares mais remotos ou com grande população de excluídos, para que esses territórios possam enriquecer e melhorar a vida das comunidades”, afirma o diretor-executivo Markus Brose. A ONG atua em áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins), e na periferia do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Solidários

O Centro Nacional de Formação em Economia Solidária é uma iniciativa da Cáritas Brasileira, com apoio da Igreja Católica, presente em cinco regiões do país – Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e São Leopoldo (RS). O centro forma educadores para atuar com a economia solidária, fortalecendo as economias locais e a inclusão social.

Segundo o assessor da Cáritas, Jaime Conrado, a economia solidária é um dos pontos mais importantes para a inclusão social. “Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros”, afirmou. A Cáritas, presente em 165 países, está no Brasil desde 1956 e trabalha, entre outras ações, com catadores de recicláveis – mais de 5,7 mil trabalhadores dessa atividade já foram atendidos.

O desenvolvimento de trabalhos de geração de renda e cidadania é o que mais mobiliza pessoas. Um dos exemplos de sucesso de inclusão produtiva vem dos catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte. Depois do esforço para conquistar o reconhecimento da atividade e a regularização do trabalho, foi criada a Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), que tem hoje 200 catadores regularizados.

A coordenadora de projetos da Asmare, Flávia Gonzaga, explica que o objetivo principal é a geração de emprego e renda para moradores de rua, desempregados, excluídos e mendigos. “Hoje os catadores passaram da situação de assistidos para a condição de trabalhadores. E assim podem sustentar suas famílias sem depender de caridade”, conclui Flávia Gonzaga.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot