X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ouvir: a melhor técnica de entrevista

Ouça com tranquilidade e guarde silêncios após as respostas de seus candidatos. Isso torna a entrevista mais produtiva.

Ouça com tranquilidade e guarde silêncios após as respostas de seus candidatos. Isso torna a entrevista mais produtiva. Ouvir: a melhor técnica de entrevista, no Jornal do Empreendedor.


Quanto mais perguntas fizer, mais você vai aprender sobre o candidato, correto? Errado. Aqui está uma estratégia muito melhor.

Ouça com tranquilidade e guarde silêncios após as respostas de seus candidatos. Isso torna a entrevista mais produtiva.

Ouça com tranquilidade e guarde silêncios após as respostas de seus candidatos. Isso torna a entrevista mais produtiva.

Geralmente, as entrevistas de emprego funcionam como uma sessão de perguntas e respostas. O entrevistador pergunta, o candidato fica pensando se sua resposta é boa ou ruim. Você passa rapidamente de uma pergunta para a outra, pois quer saber tudo sobre a pessoa que pretende contratar e quanto mais perguntar, mais descobrirá.
Errado.
Ao invés de fazer perguntas e mais perguntas, que tal ouvir tranquilamente o que o candidato tem a dizer?

– Faça uma boa pergunta previamente preparada e que renda também uma boa resposta. Ouça o que o candidato tem a dizer pelo tempo que for preciso. Antes de fazer uma nova pergunta, deixe alguns segundos de silêncio pairarem na conversa. Cinco segundos de intervalo podem parecer uma eternidade, já que estamos acostumados a falar o tempo todo. Isso é natural: geralmente preenchemos este vazio com o som de nossas vozes. Evite esta postura.

– Se você resistir à tentação de encaixar uma pergunta na outra, vai descobrir algo mágico: o entrevistado terá tempo para pensar na resposta que deu, e pode ser que expanda seu comentário para outros caminhos. Isso fará com que você tenha uma visão mais clara de seu modo de pensar.

– Quando você trata a entrevista mais como uma conversa do que como um interrogatório, as pessoas se tornam mais vulneráveis, ficam mais a vontade. Assim, é muito mais fácil identificar se este é ou não o candidato ideal para a sua vaga.

Ouvir. Ouvir torna sua entrevista uma conversa agradável. Tente ouvir tranquilamente seus candidatos na próxima vez que fizer uma seleção. (É claro que as pausas, por exemplo, não servem para todas as perguntas, mas para aquelas que tiveram uma boa resposta).
Basta bolar algumas perguntas que abram espaço para a introspecção, para que os candidatos façam uma auto-análise. Assim, eles vão acabar dando outros exemplos e vão mostrar uma perspectiva completamente diferente da que você esperava.
Uma vez que você souber usar estes silêncios a seu favor, as entrevistas de emprego serão muito mais produtivas. Um candidato tímido pode aproveitar estes momentos para se soltar. Outro, que tenha preparado “respostas perfeitas” e decorado tudo, pode encarar isso de forma negativa e ser obrigado a ser sincero.
Todos os candidatos a uma vaga de emprego irão falar mais abertamente se sentirem que você não está apenas perguntando: está ouvindo.
Adaptado de texto de Jeff Haden, originalmente publicado na Inc.com.

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot