X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Palestra traça panorama de sistemas de garantia


Belo Horizonte – “Somos um sistema do sistema financeiro”. A frase foi repetida várias vezes pelo economista espanhol Pablo Pombo, durante a palestra Panorama dos Sistemas de Garantia de Crédito nos Países Iberoamericanos, ministrada na manhã desta quinta-feira (9), no último dia do III Fórum Brasileiro de Garantia de Crédito para Micro e Pequenas Empresas, em Belo Horizonte (MG). Pombo se referia, mais especificamente, à Rede Iberoamericana de Garantias (Regar), da qual é o secretário. A instituição participa de fóruns de sistema de garantia em Portugal e países da América Latina. No Brasil, em 2008, foi realizado evento semelhante, em Salvador (BA).

A utilização de sistemas de garantia de crédito é algo relativamente novo na América Latina. Cerca de 70% do montante atualmente negociado começou a ser operacionalizado há 17 anos, em meados de 1995. Os outros 30%, há 12 anos. No ranking mundial, a participação dos iberoamericanos nesse sistema é pequena: apenas 3% contra 9% dos EUA e Canadá, 13% da Europa e 79% de três tigres asiáticos – Japão, Coreia e Taiwan.

Segundo Pablo Pombo, a tendência é que, à medida em que os benefícios das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) forem sendo percebidos, o modelo comece a ganhar mais espaço na América Latina. “É vantajoso para todos os envolvidos: empreendedores, instituições públicas e agentes econômicos”, frisou.

O especialista citou alguns exemplos. “Se uma organização tem acesso às finanças, o poder público observa aumento no emprego e o agente financeiro melhora a provisão de recursos. Também acontece que a empresa, a partir da conquista do crédito, melhora sua competitividade, a prefeitura aumenta a arrecadação fiscal e o banco diminui o custo do dinheiro. Todos ganham”, reforçou o especialista.

Defendendo a ideia de que os sistemas de garantia significam, de fato, soluções para questões econômicas, Pombo citou uma visível mudança de paradigma: “Antes, a garantia era um produto da empresa, ou seja, de quem buscava o recurso. Hoje, é um produto do banco, de quem libera o recurso. Quem domina a garantia, domina o crédito”.

Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot