Porto Velho – A trajetória da panificadora Boca de Forno, da cidade de Ariquemes (RO), mudou depois que a proprietária Daniela de Peder decidiu aderir às consultorias do Sebrae em Rondônia. A empresa é uma das dez participantes do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan). Antes, diante de sérias dificuldades, a empresária pensava em desistir do negócio, apesar da tradição da família nessa atividade.
As mudanças incluíram investimentos de R$ 100 mil, entre financiamento e capital próprio. A Boca de Forno também expandiu o quadro de pessoal: passou de seis para oito funcionários. A empresária cita ainda que reduziu desperdícios e conseguiu elevar em 80% a linha de produção. “Eu estava desmotivada. Mas, quando entrei para o Propan, vi que não estava tão mal assim. Descobri que só me faltava orientação. Também percebi que o trabalho deve proporcionar bem estar”, afirma Daniela.
Em sete meses, o faturamento do negócio aumentou 8%. De acordo com Daniela, antes os movimentos financeiros e de compra e venda da empresa eram registrados em cadernos improvisados. “Agora, contamos com métodos de gestão e sistema de produção e controle financeiro computadorizado. Também estamos investindo em ampliação física e aquisição de novos equipamentos”. Um exemplo é uma masseira capaz de produzir três vezes mais e novo forno para produção de pão de queijo.
Para executar ações de capacitação e consultoria do Propan foi necessária a parceria entre o Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan), prefeitura de Ariquemes e Sebrae/RO, além do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC).
Serviço:
Agência de Notícias do Sebrae em Rondônia – (69) 3217-3829 / (69) 3321-3296
www.ro.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias