X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Paraíba tem um pequeno negócio para cada 34 habitantes


João Pessoa – Esta sexta-feira (5), Dia da Micro e Pequena Empresa, será marcada por números positivos na Paraíba. O estado tem 112 mil pequenos negócios para uma população em torno de 3,8 milhões de pessoas, o que representa uma empresa para cada 34 habitantes. O segmento, reforçado pelos microempreendedores individuais (MEI), representa aproximadamente 97% dos empreendimentos paraibanos formais e emprega quase 60% da mão de obra.

Nos últimos dois anos, a quantidade de pequenos negócios cresceu 50% na Paraíba. O número de micro e pequenas empresas (MPE) e MEI do estado aumentou de 75 mil, em 2010, para 112 mil, neste ano, segundo dados da Receita Federal. Em 2011, as MPE foram responsáveis por 88% dos novos empregos gerados no estado, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O comércio é o setor predominante, com 62% do total de empresas. Já o de serviços vem aumentando a sua participação nos últimos anos e representa 22%. A indústria representa 15% do total e tem participação importante do segmento da construção civil, setor aquecido pela alta do mercado imobiliário.

“As MPE têm fundamental importância para o crescimento econômico do país, pois promovem impacto na criação de emprego e renda e geram melhorias na condição de vida da população. Também dinamiza a economia dos bairros e municípios, interiorizando o desenvolvimento. Em estados que não possuem grandes empresas, como a Paraíba, os pequenos negócios assumem ainda maior relevância”, destaca a economista e gerente de Gestão Estratégica do Sebrae na Paraíba, Ivani Costa.

Ela acrescenta que há algumas explicações para a existência do grande número de MPE. “Na maioria dos casos, os investimentos necessários para a implantação de pequenos negócios são relativamente baixos e as tecnologias, de fácil acesso. Essas duas características fazem com que as MPE se tornem uma porta de acesso para a inclusão e a mobilidade social, tendo em vista que a constituição do negócio promove indivíduos à categoria de empregador e dá oportunidade de emprego a quem não possuía”, avalia a economista.

O superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, destaca ainda que o Nordeste e, especificamente, a Paraíba, vivem um bom momento para investimentos no próprio negócio. “Temos a previsão de um aumento no Produto Interno Bruto da Paraíba superior à média nacional e as instituições financeiras apresentam taxas exclusivas aos novos empreendedores. A economia local está aquecida. Esse é o momento adequado para os micro e pequenos empresários se capacitarem e buscarem os bons ventos da economia local”, completa o superintendente.

Júlio Rafael lembra ainda que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa cria um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, dinamizando a economia do município e do país a partir de ações como a desburocratização da abertura e regularização de empresas, renovação de licenças e promoção de acesso a mercados. Outro ponto importante da legislação é o estímulo à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, oferecendo vantagens competitivas em relação às empresas de médio e grande porte. Na Paraíba, dos 223 municípios, 116 já regulamentaram a lei.

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot