A teoria da inovação é maravilhosa mas o perigo é que não importa o quanto as idéias, as teses e os argumentos são convicentes muitas vezes não conseguimos aplicá-los a nossa experiência cotidiana da vida real e isso é um reflexo da experiência da vida real do cotidiano dos inovadores.
Peter Sims aborda exatamente essa desconexão no seu excelente novo livro, Little Bets: How Breakthrough Ideas Emerge from Small Discoveries (Pequenas Apostas: Como as idéias surgem de pequenas descobertas), uma fascinante e eloqüente realidade da exploração do processo criativo em inovação.
No seu coração está o conceito de “apostar pouco” – uma ação pequena e de baixo risco para descobrir, desenvolver e testar uma idéia, um dos maiores obstáculos da criatividade, um antídoto poderoso para alguns a inovação: o perfeccionismo, a aversão ao risco e a ruminação interminável.
“A semente deste livro foi plantada quando eu estava em Stanford Business School. Uma das coisas mais comuns que eu ouvia as pessoas dizerem era que gostariam de fazer algo novo – ter uma carreira convencional, ou começar uma empresa -, mas que precisavam primeiro de uma grande idéia. Até então eu tinha trabalhado como um investidor de capital de risco, e nesse trabalho, eu aprendi que os empresários mais bem sucedidos não começam com idéias brilhantes. – eles descobrem as idéias. “~ Peter Sims
No livro uma incrível gama de criativos, inovadores e negócios estratégicos para ilustrar como trabalhar o “apostar pouco”, desde
– o arquiteto Frank Gehry, fundadores do Twitter, Evan Williams e Jack Dorsey, o músico John Legend, CEO da Apple, Steve Jobs, empresas como a Pixar, o Google, a General Motors e muito mais.
Mais informações no site:
http://www.brainpickings.org/index.php/2011/05/23/peter-sims-little-bets/