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Pequeno negócio de confecção aposta em inovação


Goiânia – O jeito pode até parecer de menina, mas o pensamento foi sempre à frente de sua idade. Aos dez anos, Nadima Chalup ganhou de uma tia uma caixa de materiais para fabricar bijuterias e começou a fazer colares. A diversão agradou às pessoas mais próximas e virou um pequeno negócio, que despertou na empreendedora a vontade de ter a própria marca e estudar Design de Moda. Hoje, aos 23 anos e com pós-graduação em Marketing, a jovem realizou o sonho.

A grife Nadima Chalup foi lançada em novembro, com direito a ensaio fotográfico e loja virtual. Na visão da empresária, é o momento ideal para mostrar o seu ponto de vista sobre a moda. “Percebo que nunca se falou tanto de moda quanto agora. Só que o assunto começou a ficar tão banalizado que ninguém mais fala de estilo, mas sim de tendência e consumismo desenfreado. Aposto em um público que gosta de novidades, mas que não depende disso para fazer as escolhas. Acima de tudo, é o estilo que manda”, assegura.

E já para as primeiras peças, a designer buscou na atemporalidade a principal inspiração. A coleção leva o título Don’t Worry Baby!, música da banda norte-americana Beach Boys, que lançou recentemente um disco para comemorar os 50 anos de trajetória. “Fiquei encantada ao escutar o CD, pois embora a banda tenha marcado a década de 60 é, ao mesmo tempo, bastante atual. E é um pouco disso que quero passar para a marca. Não gosto de pensar na ideia de uma roupa descartável”, revela.

Nadima optou por começar a grife com uma pequena coleção, baseada principalmente em estampas florais, com listras e xadrez. Ela investiu seus próprios recursos – cerca de R$ 5 mil – para bancar a compra de tecidos e os custos da produção, toda terceirizada. Além da loja virtual, a empresária também revende suas peças, pessoalmente, para amigos e conhecidos, a valores que variam de R$ 90 a R$ 180.

Com esse pontapé inicial, a intenção de Nadima é conhecer melhor o público, saber em que linha de estilo pode investir ou não, e levar esse feedback para as próximas peças da marca. Mas, ainda nas primeiras semanas de vendas, a aceitação tem surpreendido, garante a empresária. “Ainda não dá para viver da marca. Por enquanto, todo o lucro está sendo reinvestido na empresa”, diz.

Outra aposta da jovem foi iniciar a divulgação da grife somente na internet, por meio de site e redes sociais. “Tem gerado resultado, mas gosto sempre de ressaltar que o marketing digital é um trabalho de formiguinha. Você vai conquistando a confiança de novas pessoas aos poucos”, salienta.

Projetos

A principal meta da empresária para alavancar a grife Nadima Chalup é lançar pequenas coleções durante o ano, ao invés de duas grandes remessas, como as grandes marcas fazem. Com a estratégia, o objetivo é não se limitar tanto às tendências impostas em cada estação. Esse modelo de negócio pode ter boa aceitação, segundo ela, uma vez que quem consome moda está sempre em busca de novidades.

“Quero contar uma história a cada coleção, falar de momentos, estado de espírito. Não estou dizendo que vou me recusar a seguir tendências, pois isso seria loucura. Só não quero depender tanto delas”, completa a empresária, que em 2013 pretende montar uma equipe própria de produção para ter maior controle sobre todo o processo, além de firmar parcerias com lojas multimarcas para revender suas peças.

Contar com o apoio do Sebrae em Goiás para impulsionar seu negócio também é meta de Nadima para este ano, parceiro que ela cultiva desde os tempos de faculdade. “Participei de projetos, a exemplo do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção Feminina, de várias palestras, workshops e até viagens. Todo empresário tem sempre algo a mais para aprender com o Sebrae”, finaliza.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

Nadima Chalup: www.nadimachalup.com.br (62) 9299-7554
E-mail: [email protected]

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