Belo Horizonte – A cidade mais competitiva de Minas Gerais é a capital Belo Horizonte. Foi o que revelou a pesquisa Índice de Competitividade dos Municípios Mineiros 2011, elaborada pelo Sebrae em Minas Gerais. A pesquisa considera cinco tópicos acerca da capacidade socioeconômica dos municípios.
Nesta segunda edição, a primeira foi realizada no ano passado, houve poucas mudanças nas 10 primeiras colocações. BH puxou a fila, à frente de Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, Varginha, Divinópolis, Sete Lagoas e Contagem. A novidade foi a entrada de Poços de Caldas no 5º lugar, que era de Timóteo, que caiu para a 12ª posição.
Todos os 853 municípios mineiros são analisados no Índice de Competitividade. A pesquisa analisa cinco subíndices: Performance Econômica; que é o desempenho do mercado local; Capacidade de Alavancagem do Governo, que se refere às finanças públicas; Quadro Social, sobre os indicadores sociais; Suporte aos Negócios, que compreende mercado de trabalho e instituições de apoio; e Infraestrutura, que considera educação, saúde e meio ambiente.
“Os subíndices permitem uma análise individualizada de cada cidade, macro e microrregião, detectando vantagens e dificuldades para o desenvolvimento dos negócios”, ressalta a analista Venússia Santos, da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae em Minas Gerais.
A metodologia adotada prevê que os resultados obedeçam a uma escala de 0 a 100 pontos, assim definidos: 0 a 20, nível de competitividade muito baixo; acima de 20 e até 40, competitividade baixa; de 40 a 60, competitividade média; entre 60 e 80, competitividade alta; e, acima de 80 até 100, competitividade muito alta.
Serviço
Sebrae em Minas Gerais
Assessoria de Imprensa (31) 3379-9275 / 9276
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias