Teresina – A nona edição da Semana do Peixe traz diversas atividades até o dia 17 deste mês. A iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) tem o objetivo de estimular o aumento do consumo de pescado em todo o país. O Sebrae no Piauí participa da campanha no estado e realiza ações nos municípios de Teresina e União – localizado a 59 km da capital.
Nesta segunda-feira (10) será realizada em Teresina uma apresentação sobre Saúde do Trabalhador e Boas Práticas de Alimentação. Já nesta terça-feira (11), será a vez da palestra A Importância Nutricional e Consumo de Peixe. Na quinta (13), o debate tratará do tema Fomento Pesqueiro no Âmbito do MPA. Todas as palestras acontecerão no auditório da Superintendência Federal da Agricultura, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, em Teresina.
A cidade de União receberá as oficinas de Processamento e Aproveitamento Integral do Tambaqui, na quinta-feira (13), e de Preparação de Pratos Típicos a Base de Peixes, na sexta-feira (14), data em que também acontecerá um Festival Gastronômico.
“A cada ano, levamos a Semana do Peixe a alguns municípios piauienses. Em 2012, escolhemos a cidade de União por ser um grande polo produtor, com destaque para a criação do tambaqui, que corresponde a 90% do cultivado no estado”, ressalta o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro. De acordo com ele, as oficinas são direcionadas a merendeiras escolares e donos de restaurantes e frigoríficos.
Nesta edição, o slogan da campanha é Pescado: dá água na boca e faz bem pra saúde. O lançamento oficial foi realizado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, no dia 1° de setembro, no Rio de Janeiro. Este ano, a campanha traz algumas novidades. Na televisão e internet tem a participação de medalhistas olímpicos. Além disso, eventos gastronômicos e mobilizações são promovidos nos estados.
No site do Ministério, é possível enviar receitas saborosas de pescado para divulgação e obter o cartaz da campanha. Na rede também pode-se imprimir a cartilha com dicas para manipulação de pescado, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra e diversas receitas regionais.
Apoio
A Semana do Peixe conta com o apoio de redes de supermercado, feiras, mercados públicos, bares, restaurantes, escolas, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 12 kg de peixe por habitante ao ano. O Brasil está abaixo da média mundial, com apenas nove quilos. No Piauí, o número é ainda menor: somente quatro quilos.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias