X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Planejamento ajuda a lidar com os gastos do começo de ano


Vitória – Para orientar o empreendedor sobre as novas contas e impostos que devem ser pagos ainda no início do ano, o Sebrae no Espírito Santo dá dicas de como é possível se organizar para não passar aperto. De acordo com a gerente de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae no estado, Alline Zanoni, o ideal é que o empreendedor se adiante aos gastos e faça uma gestão financeira, considerando um planejamento e controle de todas as contas.

“É importante considerar também os gastos permanentes como água, luz, telefone e impostos como o IPVA e IPTU, bem como calcular a porcentagem do orçamento total que estará comprometido. É preciso ter todos os valores na ponta do lápis para não haver surpresas desagradáveis”, explica Alline Zanoni.

Dívidas com cartão de crédito devem ser priorizadas devido a sua alta taxa de juros. Renegociar outras dívidas também é uma solução quando se verifica a impossibilidade de quitar todos os débitos. Quanto aos impostos, prefira o pagamento à vista, mas se o valor estiver acima das possibilidades de pagamento, faça o parcelamento. Não deixe que as parcelas vençam para evitar multas.

Tomar um empréstimo é outra opção para quitar as dívidas, porém é preciso ficar atento às taxas de juros e o seu parcelamento, para que a dívida não cresça e haja inadimplência. As despesas fixas do negócio, as dívidas já existentes e os impostos deverão ser prioridade no inicio do ano. Iniciar 2013 com um bom planejamento financeiro é essencial para que os empreendedores colham os bons resultados do seu negócio ao longo do ano.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot