X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Da-informalidade-para-o-empreendedorismo
Política e Economia

A Informalidade é a solução?

No Brasil da recessão, a informalidade tornou-se a melhor opção?


Diante da atual crise econômica que enfrentamos hoje no país, todas as possibilidades devem ser levadas em consideração. Evidentemente, tudo terá suas vantagens e desvantagens, mas a economia informal, como não poderia deixar de ser, têm seus benefícios. Que benefícios seriam esses? Empreendedores que atuam na informalidade se livram de duas grandes dificuldades, que vem a constituir os mais excruciantes e abomináveis obstáculos de qualquer empresa brasileira: a exorbitante carga tributária e a burocracia.

Trabalhar na informalidade significa que você não apenas terá tempo para dedicar-se à sua atividade sem maiores preocupações – pois não precisará desgastar-se em função de documentos o tempo inteiro, ou frequentar escritórios de contabilidade, tirar saldos e extratos bancários, nem exasperar-se corroendo boa parte de seu tempo com atividades burocráticas e administrativas – mas o dinheiro que você ganha realmente poderá ser gasto com você. Seus lucros e dividendos irão aumentar, suas preocupações financeiras poderão diminuir e como resultado, você poderá empregar o seu tempo de forma realmente produtiva, sem precisar desgastar-se com atividades adicionais que, a bem da verdade, pouco ou nenhum benefício lhe trarão.

Evidentemente, a expansão da atividade informal não é nenhuma novidade.

A recessão econômica aumentou a informalidade de maneira alarmante, e em decorrência disso, tornou-se extremamente comum, em qualquer grande cidade brasileira, ver pessoas vendendo produtos nas ruas, em feiras, em mercados ou em áreas ao ar livre. É o brasileiro tentando sobreviver em meio à penúria, à escassez, ao desgaste e ao implacável retrocesso econômico, provocado por um governo de notória e corrosiva incompetência, responsável por jogar o país em um sórdido abismo de inequívoca maledicência, sem ao menos se retratar, desculpar-se, ou arregimentar a viabilização de uma solução prática e eficaz. O governo destrói, e mais uma vez, é o brasileiro que paga por isso. A informalidade vem a preencher uma lacuna de demandas comerciais tão orgânicas quanto contundentes: por que registrar-se e pagar impostos, se o governo é completamente incapaz de atender ás nossas necessidades? E vale a pena trabalhar tanto, para depois, ter um escasso faturamento que mal conseguirá pagar um enorme e burocrático número de taxas, alvarás, documentações, impostos e cobranças?

A informalidade, sem dúvida nenhuma, tira do empreendedor um grande fardo, permitindo ao mesmo que realmente se dedique à sua atividade, e consiga ganhar algum dinheiro. A crise acabou com menos empreendedores do que pensamos: simplesmente jogou muitos deles para o patamar da informalidade. E criou tantos outros que, diante da ausência de perspectivas melhores, decidiram trilhar o mesmo caminho.

Evidentemente, a informalidade é impraticável diante de certos cenários e de determinadas circunstâncias. Se você é proprietário de uma pequena ou média empresa, atuar na informalidade pode ser não apenas difícil, mas impossível. Antes de passar para o lado da economia informal, os prós e os contra devem ser muito bem calculados, pois a informalidade não se apresenta como solução, e nem possui os mesmos valores e medidas, para todas as profissões, ocupações ou ramos de negócios.

A recessão criou mais de um milhão de pequenas empresas no país inteiro. Isso ocorreu em virtude do fato de que uma crise de grandes proporções, como a que vivemos, propicia o florescimento do chamado empreendedor de oportunidade, ou empreendedor de ocasião: esta expressão refere-se a indivíduos que perderam o seu emprego, e, sem perspectiva nenhuma de encontrarem uma colocação no mercado de trabalho, decidiram pegar o dinheiro do seu fundo de garantia, e montar o seu próprio negócio, para tentar sobreviver. Empreendedores de ocasião tendem a falhar, no entanto, por diversas razões. As duas principais são a falta de experiência na gestão de um negócio, e a outra, a incapacidade de lidar com o quadro geral de uma grande recessão, que cria um ambiente de estagnação comercial, onde todos querem vender, e ninguém quer comprar. Em tais circunstâncias, muitos empreendedores de ocasião descobriram que atuar na informalidade talvez seja a melhor opção, ao menos até a situação melhorar.

Evidentemente, sendo uma solução mais recomendada para empreendedores individuais, a informalidade deve ser muito bem estudada, antes de ser colocada em prática. Ao abrir mão dos direitos inerentes a uma empresa registrada, o empreendedor informal deve compreender que atuará em um campo comercial mais amplo e volúvel, e que será mais restrito em determinados aspectos, porém muito mais abrangente em outros. E, evidentemente, a individualidade de cada caso deve ser levada em consideração. Como foi mencionado, nem todas as profissões de fato se beneficiam com a informalidade. No entanto, se aplicada no momento certo, na ocupação certa, durante o período de tempo certo, ela irá favorecer enormemente o empreendedor, que certamente conseguirá expandir as suas possibilidades de crescimento, estando livre dos custos, das taxas, das tarifas e da burocracia exigidas pelo governo, de todos aqueles que decidem formalmente registrar uma empresa.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot