Brasília – No Rio de Janeiro, 22 micro e pequenas indústrias gráficas foram capacitadas por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) e conseguiram a certificação FSC – Forest Stewardship Council, que comprova a utilização de papel proveniente de madeiras de reflorestamento, uma das atuais exigências do mercado. Esse número representa 33% do total de 67 certificações FSC concedidas a gráficas do Rio, até janeiro de 2012.
O exemplo do Rio, um dos casos de sucesso do Procompi, será apresentado no segundo encontro nacional de gestores do programa, de segunda-feira (14) a 16 de maio, em João Pessoa (PB). O evento tem o objetivo de avaliar resultados, debater desafios para o desenvolvimento dos projetos e definir iniciativas para potencializar ações e ampliar a competitividade das micro e pequenas indústrias.
O Procompi é desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio de convênio assinado em 2010. As ações abrangem desde capacitações em gestão a estratégias de acesso a mercados. Atualmente são desenvolvidos 87 projetos que atendem a mais de 2,2 mil empresas de diversos setores como gráficas, cerâmica vermelha, madeira e móveis, confecções e metal-mecânica.
“Atuamos em diversos setores e em regiões com realidades diferentes. O encontro permitirá avaliar o que já foi feito e definir estratégias conjuntas de melhoria”, explica a gestora do programa no Sebrae, Juliana Rodrigues. Ela adiantou também que será realizada uma pesquisa para avaliar os impactos do programa junto às empresas atendidas.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias