X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Programa capacita 18,5 mil agricultores no Paraná


Curitiba – Mais de 4,5 mil produtores do Paraná vão se reunir na segunda-feira (3), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles participam do Encontro de Encerramento do Programa Empreendedor Rural – edição 2012.

A iniciativa, que completa dez anos, é uma parceria de sucesso entre Sebrae no Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).

Estão programadas as palestras Perspectivas para o agronegócio brasileiro, com o ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Xico Graziano, às 10h30, e O que é ser empreendedor hoje no Brasil, com Rodrigo Brito, da Aliança Empreendedora, às 14h.

A tradicional apresentação de projetos desenvolvidos durante o Empreendedor Rural começa às 14h30, seguida da premiação dos melhores trabalhos de 2012. O encerramento do evento está programado para às 17h, depois de uma palestra sobre criatividade.

Lançado em 2003, o Empreendedor Rural leva soluções para o homem do campo, transformando propriedades rurais e o modo de pensar dos produtores. No Paraná, a iniciativa já capacitou 18,5 mil produtores, que experimentaram mudanças significativas na gestão de suas propriedades.

O Empreendedor Rural tem como objetivo principal desenvolver e estimular a capacidade dos produtores rurais paranaenses para que se transformem em empreendedores de projetos e propriedades sustentáveis. Mesmo cansados da lida diária, os produtores se dispuseram uma vez por semana, durante 17 encontros, a participarem de capacitações. Ao longo dos últimos dez anos, as aulas aconteceram nos 399 municípios do estado, atendendo a todas as comunidades rurais, o que era uma meta a ser atingida.

Transformação

“Olhando para trás, percebe-se que a administração da propriedade ocorria de forma intuitiva”, diz Ágide Meneguette, presidente da Faep e do Conselho Administrativo do Senar. “Se o produtor queria aumentar a produção de leite, comprava mais vacas, sem questionar se o rebanho estava produzindo na sua capacidade total, se a pastagem era suficiente, se ele tinha água para os animais, se tinha mercado para mais leite, qual era o custo da produção e o preço de mercado. São variáveis que não eram consideradas e muitas vezes, se observadas, demonstrariam prejuízo”, complementa.

Para o presidente da Faep, não há mais espaço para o amadorismo. “A propriedade rural é uma empresa que precisa ser administrada aproveitando ao máximo sua capacidade produtiva. Exige planejamento, muito lápis e borracha para se fazer todas as contas necessárias”. É isso que o Empreendedor Rural oferece ao produtor: autonomia no planejamento de sua atividade e na tomada de decisões, por meio de diagnóstico, planejamento estratégico, estudos de mercado, custos e receitas e avaliação de viabilidade do negócio.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná, Jefferson Nogaroli, concorda com Meneguette e também destaca a importância do programa nesse processo de transformação da pequena propriedade em um empreendimento rural. “Planejar é um imperativo no mundo corporativo. Isso vale para os empreendedores, donos de micro e pequenas empresas e produtores rurais”.

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, diz que, graças ao Empreendedor Rural, o homem do campo tem melhorado de vida. “As propriedades rurais mudaram nos últimos anos, estão mais profissionais, mais focadas. Muitas saíram da agricultura de subsistência  para transformarem-se em espaços produtivos, potencializados pelo uso de tecnologias”. Segundo ele, o programa tem um efeito multiplicador e transformador. “Quem faz o Empreendedor Rural vira exemplo para os vizinhos, o que é muito positivo porque aumenta, a cada ano, o número de capacitados. É uma corrente muito forte”, assinala Mueller.

Pesquisa

Em dez anos de existência, o Programa Empreendedor Rural transformou a vida do homem do campo paranaense. Pesquisa encomendada pela Faep, Senar, Sebrae no Paraná e Fetaep ouviu 842 produtores que participaram da capacitação desde 2003, quando o programa foi lançado. O estudo mostra a recuperação do orgulho de ser produtor rural.

Os números, que foram colhidos em 150 municípios do estado, no ano passado, apontam que 79,81% dos produtores entrevistados afirmarm, depois de terem participado do Empreendedor Rural, que veem futuro no trabalho que desenvolvem. A segurança na tomada de decisões em relação à atividade rural, após a capacitação, também é vista como um fator importante para 83,02% dos produtores consultados.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br);
[email protected]
Coordenação: Leandro Donatti – Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot