Curitiba – Desde 2006, quase 250 pequenas indústrias do Paraná foram beneficiadas pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No estado, a proposta é executada pelo Sebrae no Paraná e pela Federação das Indústrias (Fiep).
Na primeira edição, de 2006 a 2009, 61 empresas foram contempladas; já na atual, que começou em 2010 e que termina em 2013, foram selecionados 78 empreendimentos na primeira chamada e 104 na segunda. Atualmente, o investimento total para elevar a competitividade das indústrias de menor porte gira em torno de R$ 1 milhão. O Procompi financia projetos setoriais e em Arranjos Produtivos Locais (APL), com público-alvo de no mínimo 25 participantes.
Na região centro-sul do estado, quatro segmentos estão sendo favorecidos pela proposta. Em Curitiba, são beneficiados os setores de móveis, reparação de veículos, indústrias de panificação e serviços gráficos. Já em Ponta Grossa são as empresas ligadas à reparação de veículos. Na região norte, indústrias de laticínios de Ivaiporã e estabelecimentos metalmecânicos de Londrina são as contempladas. O mesmo acontece no noroeste do Paraná, onde indústrias do setor metalmecânico de Maringá estão entre as favorecidas. No oeste do estado, participam da iniciativa empreendimentos da construção civil.
Eliane Vasconcelos, do Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, explica que o foco do projeto são as micro e pequenas empresas (MPE) e que, por isso, problemas básicos de gestão são os mais comuns. “Os temas ligados à organização financeira das empresas aparecem em primeiro lugar nas dificuldades; o processo produtivo e de qualidade em segundo lugar e a gestão de pessoas vem em seguida. Direcionamos as consultorias dos projetos para as áreas críticas”.
Rosângela Angonese, consultora do Sebrae no Paraná, acrescenta que todos os projetos atendidos pelo Procompi demandaram consultorias em melhoria de processo produtivo. “Para complementar o workshop que é realizado sobre o tema, são feitas consultorias individuais nas empresas. As visitas são orientadas por consultores credenciados no Sebrae e com ampla experiência no segmento em que as empresas atuam”.
Marcelo Percicotti, gerente de Desenvolvimento da Fiep, avalia que desde o início do Procompi no Paraná todos os projetos propostos atingiram as metas estabelecidas. “O programa tem aprovação geral e irrestrita dos empresários. O número de projetos aprovados pelo Paraná é acima da média nacional. O balanço é muito positivo. As empresas demonstraram uma significativa melhoria em processos, inclusive com casos de inovação, parcerias, mudanças de linhas de produto, compras conjuntas e atuação em grupo”, analisa.
Aurélio Santana, dono da Movelaria Paranista, diz que está sempre em busca de novas soluções para seu empreendimento e que o Procompi trouxe outras visões de gestão para sua empresa. Ele participou do projeto de 2011 a 2012. “A solução ajudou a contestar algumas práticas que eram aplicadas no negócio. Como resultado, simplificamos a gestão de resíduos e as consultorias do projeto ajudaram na implantação do Enterprise Resource Planning (ERP), um sistema integrado de gestão.”
Serviço:
Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR – Regional Centro-Sul: Cleide de Paula
(41) 8814-1046 / 3035-5669 [email protected]
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias