X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Projeto Brasil Central promove turismo regional


Goiânia – Tornar o Centro-Oeste brasileiro referência em destinos turísticos é um desafio enorme, mas não invencível, acredita o diretor do Barcelona Media, Pere Muñoz, que veio ao Brasil para coordenar o Projeto Turismo Brasil Central, desenvolvido pelas unidades do Sebrae em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas como atrair as atenções para a região que, de acordo com o Ministério do Turismo, tem a preferência de apenas 4% de quem decide viajar pelo Brasil? “Ouvindo o que essas pessoas desejam e, a partir daí, estruturando políticas que conciliem poder público e iniciativa privada”, explica.

A principal atividade do centro espanhol Barcelona Media é a promoção, o desenvolvimento e a execução de projetos de inovação com o setor público e privado. Segundo Muñoz, ao longo das últimas décadas, a região Centro-Oeste foi objeto de dezenas de estudos para viabilização de seu desenvolvimento turístico. Para ele, no entanto, boa parte dessas análises erra por apresentar relatórios prolixos e com foco apenas em políticas de investimento em infraestrutura. “É fato que o Brasil Central não precisa mais de diagnósticos, mas de priorizar ações de maneira estratégica, entendendo o que querem e o que buscam os turistas”, reforça.

“A ideia é analisar os elementos básicos que influenciam a satisfação do turista e  reforçá-los”, afirma Muñoz, que coordena as equipes do Sebrae que trabalham no programa. Em Goiás, os municípios de Caldas Novas, Goiânia e Pirenópolis já receberam visitas técnicas. O próximo passo é uma missão rumo à cidade espanhola de Barcelona, considerada referência em trade turístico para conhecer experiências que podem contribuir com a iniciativa no Brasil. O objetivo é criar, ao final desse trabalho, previsto para setembro próximo, um pacto de cooperação entre governos e operadores de turismo, de forma a garantir ações que independam da orientação política dos gestores públicos.

De acordo com o especialista, é preciso abandonar a ideia de que os investimentos devam priorizar a atração de visitantes de outros países. “O público interno contabiliza 51 milhões de pessoas, contra cinco milhões de turistas estrangeiros. Isso demonstra que não precisamos ficar obcecados em atrair o olhar externo. Talvez nossa vocação seja atender bem às expectativas do consumidor nacional”, ressalta. O consultor propõe que as estratégias do Programa Turismo Brasil Central estimulem um fluxo cada vez mais regional.

Sobre as altas expectativas em relação ao desenvolvimento do turismo na região com a Copa do Mundo 2014, Muñoz recomenda cautela. “É um evento que dura apenas três semanas e só pode trazer benefícios a longo prazo se vinculado a uma forte concepção urbanística, social e econômica”, defende. Segundo Pere Muñoz, a adesão popular ao evento é um elemento fundamental e deve atrair pessoas que não estejam envolvidas diretamente com o turismo enquanto atividade econômica.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot