Brasília – Perto de completar dois anos de atividades com 800 micro e pequenas empresas (MPE) de 37 núcleos setoriais de São Paulo, o Projeto Empreender Competitivo apresenta resultados que superam as expectativas das instituições parceiras. Para avaliar a iniciativa, que será finalizada em agosto, técnicos do Sebrae e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) visitam quatro municípios de quarta-feira (18) a sexta-feira (20).
Na viagem, Sebrae e Facesp vão se reunir com empreendedores dos segmentos de beleza, em Leme; de panificação, em Rio Claro; de mecânica automotiva e beleza, em São José do Rio Preto; e de mecânica automotiva e contabilidade, em José Bonifácio.
Os núcleos setoriais englobam empreendimentos de um mesmo setor, que costumam apresentar necessidades, problemas e objetivos em comum. Em São Paulo, Sebrae e Facesp atenderam a esses grupos com soluções como cursos, participação em feiras, missões empresariais, fortalecimento da cadeia produtiva e estímulo ao associativismo.
“A metodologia dos núcleos setoriais é muito importante porque aproxima empresários do mesmo segmento, fortalece o associativismo, possibilita o aprendizado e a troca de experiências, resultando em melhoria dos negócios e mais desenvolvimento para a economia local”, observa o gerente de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae, Juarez de Paula.
Pesquisa aplicada pela Facesp aponta dados que excederam as metas estabelecidas pelos parceiros do projeto. Enquanto esperava-se aumento de 10% no número de postos de trabalho das MPE participantes, o crescimento atingiu 25,23%. Já o faturamento, estimado para crescer 15%, ficou em 28,8%.
Adauto Lucio Trinca é proprietário da Automecânica Adauto, na cidade de José Bonifácio. Ele conta que seu negócio se transformou após participar do Empreender Competitivo. “O projeto me apoiou a crescer de forma planejada. Antes, a gente não sabia quanto ganhava ou gastava. Hoje, a gestão aqui é informatizada, com o cadastro do cliente”, relata. Adauto revela que, a partir do apoio do Sebrae e da Facesp, a empresa conquistou a certificação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Melhorias
Segundo Fabianni Melo, gestora nacional do Projeto Empreender Competitivo, a visita aos núcleos setoriais, nesta semana, servirá para avaliar outros resultados. “É importante o contato direto com as empresas para observar melhorias implementadas, como mudanças no visual da loja ou adoção de processos de gestão”, explica Fabianni.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Automecânica Adauto – (17) 3265-9997
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias