X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Projeto fomenta cadeia produtiva do pirarucu da Amazônia


Brasília – De espécie ameaçada de extinção ao status de maior ativo econômico e geração de renda e emprego da região amazônica. Tudo isso em apenas seis anos. É o que acontece com o pirarucu, peixe típico dos rios da Amazônia.

A transformação começou em 2007, quando o Sebrae deu início ao Projeto Estruturante Pirarucu da Amazônia. O primeiro desafio era conseguir a reprodução e a engorda da espécie em cativeiro. Foi um período dedicado exclusivamente à pesquisa.

Inicia agora uma nova fase do projeto, que vai se estender até o fim de 2014. As estratégias para a consolidação da cadeia produtiva do pirarucu na região amazônica foram debatidas nessa quinta (12) e sexta-feira (13), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, por gerentes e gestores da instituição dos sete estados do região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, e Tocantins).

Entre as medidas de estímulo definidas no encontro estão o aumento da produção e a organização da cadeia produtiva. O Sebrae também participará da criação do Selo Amazônico, que certificará a origem do produto e será validado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A coordenadora nacional do projeto Pirarucu, Newman Costa, enumera as prioridades. “Vamos estruturar a cadeia produtiva com foco na gestão e política ambiental, redução da carga tributária para a produção, e transferência das técnicas de reprodução e engorda”. Em função de um estudo de mercado nas grandes capitais, o projeto também vai executar ações focadas no desenvolvimento do mercado gastronômico.

João Machado Neto, coordenador regional do projeto, diz que a segunda etapa prevê também o aprofundamento das pesquisas de reprodução, engorda, sanidade e manutenção dos cardumes mantidos em cativeiro. Para isso, o Sebrae contará com a parceria de dois importantes centros de pesquisa: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).

A organização da cadeia produtiva do pirarucu criado em cativeiro no norte do país terá um efeito transversal importante, na opinião do coordenador regional. “A reprodução, criação e engorda em cativeiro vai diminuir a pressão sobre os cardumes naturais. O que é bom porque o peixe corre o risco de sumir dos rios”, prevê João Neto.

Consumo

O diretor-técnico do Sebre em Rondônia, Hiram Leal, prevê um forte crescimento no consumo do peixe nos próximos anos. “A tendência é essa, já que a produção em cativeiro do pirarucu virou política de governo”, comemora.

Luis Carlos Paiva, diretor-administrativo e financeiro do Sebrae no Acre, considera que as informações adquiridas ao longo dos últimos seis anos vão ajudar na segunda fase do projeto. “Já temos um bom conhecimento cientifico, técnico e mercadológico e isso vai consolidar a cadeia produtiva do pirarucu no norte”. 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae


Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot