Belo Horizonte – O setor de franquias deve crescer entre 15% e 20% até o final do ano. E não são apenas os grandes empreendedores que estão de olho nesse mercado. As micro e pequenas empresas que se propõem a expandir seus negócios estão procurando cada vez mais informações para entrar nesse segmento.
Para atender a essa demanda, o Sebrae em Minas Gerais ampliou o Projeto Minas Franquias, que estimula, dissemina e amplia o acesso às informações e oferece suporte aos micro e pequenos empreendedores que desejam expandir seus negócios. Neste ano, a proposta chegará às cidades de Varginha, Juiz de Fora, Montes Claros e continuará em Uberlândia e na capital do estado, nas quais foi desenvolvido em 2011. No dia 27 de junho, o projeto será apresentado em Montes Claros e no dia 5 de julho, em Belo Horizonte. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site do Sebrae.
“A franquia é uma forma de expandir um negócio já testado por meio de recursos de terceiros. O ideal é que a empresa tenha, no mínimo, dois anos de existência e uma marca registrada e consolidada, mesmo que somente na região de origem”, explica a coordenadora do Minas Franquia, Alessandra Simões. Até o final de 2011, o projeto lançou 11 microfranquias, seis em Uberlândia e cinco em Belo Horizonte, com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O Cafeeiro está entre as empresas que enfrentam o desafio de crescer. Em 2010, a empresária Letícia Gomide teve a oportunidade de participar do projeto Minas Franquia. “Saí do balcão para os bastidores e ganhei um novo cliente: o franqueado. Já vendi a primeira franquia, inaugurei minha fábrica, emprego 39 pessoas e faturo R$ 1,8 milhão ao ano”, comemora a empreendedora. A taxa de franquia de sua empresa é de R$ 25 mil e o investimento inicial fica entre R$ 150 mil e R$ 250 mil.
Outra participante do Projeto Minas Franquia que já contabiliza os resultados é a Viva Eventos, de Juiz de Fora, administrada por um grupo de amigos. Ainda na faculdade, eles criaram a empresa de cerimonial e abandonaram as especialidades em que se formaram devido ao sucesso conquistado pelo empreendimento.
Entre 2009 e 2011, eles lançaram um buffet, três espaços para eventos em Juiz de Fora, uma filial em Belo Horizonte, criaram mais dois novos braços para a empresa, um voltado para eventos empresariais e outros para grandes comemorações e, por último, entraram no mercado de franchising.
Atualmente, a Viva atua na gestão completa de eventos e já inaugurou sua primeira franquia, no Vale do Aço, em fevereiro. A taxa de franquia da Viva Eventos Personalizados é de R$ 30 mil e o investimento total inicial varia entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.
Franquias no Brasil:
1.855 redes franqueadoras em 2010
86.365 unidades franqueadas em 2010
86 bilhões de faturamento estimado em 2011
15% de perspectiva de crescimento em 2012
Franquias em Minas:
4º lugar em número de unidades franqueadas do país
6ª lugar em número de marcas franqueadoras
4,6% das redes franqueadas
7,7% das unidades de franquias
15% a 20% de previsão de crescimento em 2012
Informações e inscrições:
Varginha – (35) 3222-5450
Uberlândia – (34) 3237-2298
Juiz de Fora – (32) 3257-4707
Montes Claros – (38) 3690-5900
BH – (31) 33799361
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias