Vitória – A partir da reutilização de materiais publicitários, como banners e faixas, os detentos da Unidade Prisional Masculina de Xuri, em Vila Velha (ES), confeccionam ecobags, pastas e carteiras. Além de aprenderem uma profissão, parte da renda arrecadada com a comercialização dos produtos é repassada às famílias dos detentos.
O Projeto Equilibrium faz parte do Programa Sebrae de Artesanato, do Sebrae no Espírito Santo. A iniciativa tem gerado grandes parcerias durante o ano, como a produção exclusiva para o festival gastronômico Brasil Sabor, a partir do material publicitário utilizado em outros eventos. Além do incentivo ao consumo sustentável, o projeto colabora para que os detentos, quando colocados em liberdade, se tornem verdadeiros empreendedores.
Segundo a designer e coordenadora do projeto, Mikka Wentz, os detentos fazem cerca de 60 tipos de peças sob encomenda, como carteiras e pastas. “Mesmo cumprindo pena, os integrantes do projeto conseguem contribuir com a renda familiar por meio do artesanato. Outra parte da receita ainda é transferida para uma conta-poupança do preso. Assim, ele garante capital para se tornar um empreendedor individual (EI) quando estiver em liberdade”, afirma a coordenadora.
Para contato e mais informações sobre o Projeto Equilibrium, acesse o blog http://www.ecobrasilis.blogspot.com.br/
Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Amanda Freitas / Larissa Fafá
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias