X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Publicação mostra evolução do turismo no país


Brasília – Os principais pontos turísticos do Brasil apresentaram evolução na implantação de uma rede de serviços voltada ao atendimento do turista. O resultado positivo do setor é apontado no relatório Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores do Turismo Regional. O Relatório Brasil será apresentado nesta quarta-feira (13) na terceira reunião da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais Destinos Indutores (Anseditur).

O estudo é publicado anualmente desde 2008 em parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e faz uma radiografia das principais rotas nacionais, com base nas dimensões e variáveis que compõem a competitividade do destino turístico.

A avaliação ocorre por meio de questionário elaborado com mais de 600 perguntas, aplicado nas 27 capitais e em outras 38 cidades do interior, destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico nacional.  A metodologia utilizada leva em conta 13 aspectos distintos, chamados de “dimensões”, que abordam desde a infraestrutura geral até os aspectos sociais, economia local e monitoramento das informações turísticas nos municípios.

Os números indicados no relatório deste ano consolidam as informações colhidas nos 12 meses anteriores e confirmam a evolução permanente da competitividade do turismo nacional nos últimos quatro anos – período em que é feito o levantamento. A série histórica mostra que as capitais tiveram desempenho superior aos pontos turísticos localizados no interior do país.  As informações consolidadas no relatório apontam a infraestrutura geral como o item de melhor desempenho. O quesito inclui a capacidade de atendimento médico, o fornecimento de energia e a estrutura urbana nas áreas turísticas.

A coordenadora nacional de projetos de turismo do Sebrae, Lara Franco, explica que as informações foram reunidas em documentos de aproximadamente 40 páginas que foram encaminhados privativamente aos comitês gestores de cada um dos municípios analisados. “Não se trata de ranking dos melhores destinos. As avaliações individuais servem para os gestores compararem com a média geral e desenvolverem estratégias para ganho de competitividade”, esclarece a coordenadora do Sebrae.

País mais extenso da América do Sul em território, com aproximadamente 8,5 mil quilômetros quadrados de área, o Brasil recebeu aproximadamente 5,5 milhões de turistas estrangeiros em 2011. A meta traçada pelo Ministério do Turismo prevê dobrar o número de visitas estrangeiras no território nacional nos próximos oito anos. Somente durante a Copa de 2014, a expectativa do governo é de que 600 mil turistas de outras nações desembarquem nas 12 cidades que irão receber os jogos do mundial.

Produto

Mas conhecer em detalhes os principais destinos turísticos do país não é suficiente. É preciso identificar também o que cada lugar oferece aos turistas. É o que ficou convencionado chamar de produto turístico. E é isso que está sendo avaliado no estudo elaborado em parceria entre o SEBRAE, o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que permitiu a elaboração do primeiro Relatório Estudo de Competitividade de Produtos Turísticos.

De acordo com o critério usado para elaboração do documento, produto turístico é o atrativo que leva as pessoas a se deslocarem para conhecê-lo, acrescido da infraestrutura disponibilizada, serviços e equipamentos comercializados de forma organizada. Lara Franco esclarece que o produto turístico não é a mesma coisa que destino turístico. “O Rio de Janeiro é o destino turístico. Já a praia de Copacabana e tudo o que é ofertado por conta dela se caracteriza como o produto propriamente dito”, exemplifica.

O documento de 56 páginas avalia a competitividade de 36 produtos identificados em seis segmentos: sol e praia, negócios, congressos e eventos, festas populares, sítios históricos e ecoturismo. O documento classifica em escala de um a cinco em que nível de desenvolvimento o produto turístico se encontra.

O relatório Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores do Turismo Regional será apresentado nesta quarta-feira (13), às 14h30, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR).

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot