Porto Alegre – Um grupo de empresários rurais gaúchos das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul está de viagem marcada para a Argentina. De 26 de novembro a 1º de dezembro, 35 produtores de carne participam de visitas a propriedades rurais, frigoríficos, instituição de pesquisa e de representação da classe pecuária em duas cidades argentinas: Concepcion Del Uruguay e Rosário. Eles foram escolhidos pela produção de qualidade e as semelhanças com o país vizinho no que diz respeito às condições edafoclimáticas (planta, solo e clima) . A iniciativa faz parte do Programa Juntos para Competir, impulsionado pela Federação de Agricultura (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae no Rio Grande do Sul.
O primeiro dia de atividades do grupo será no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), em Concepcion Del Uruguay. Já em Rosário, visitarão a Planta Faenadora (Frigorífico JBS Swif Argentina) e a empresa CONECAR – Fábrica de rações e confinamento.
Na sociedade Rural de Rosário, os empreendedores participam de palestra sobre os diferentes sistemas de produção de carne bovina utilizados na Argentina. A última atividade é a visita à Estância La Marcela, propriedade com criação bovina intensiva, integração lavoura-pecuária e uso de manejo sustentável. “O roteiro de atividades abrange toda a cadeia de bovinocultura de corte do país vizinho, uma referência mundial”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch.
A pecuária gaúcha, segundo o presidente, está voltada para a produção em campo nativo e, por isso, concorre diretamente com a expansão dos plantios de soja na região. “Por meio dessa missão, estamos estimulando a troca de experiências e de conhecimentos nas áreas de tecnologia de produção, comercialização e associativismo”, afirma.
O técnico do Sebrae na região da Campanha e Fronteira Oeste, Tauê Hamm, complementa: “o segmento da pecuária de corte gaúcha necessita melhorar a competitividade dos produtores, com o aumento dos indicadores de produtividade, valorizando a carne e, consequentemente, aumentando a rentabilidade da atividade”. Para isso, de acordo com Hamm, além das missões internacionais – em 2011 foi realizada ação semelhante ao Uruguai -, os produtores participam de capacitações gerenciais e consultorias tecnológicas, que são realizadas diretamente nas propriedades rurais.
A missão à Argentina tem produtores dos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Bagé, Caçapava do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Pedro Osório e outros.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias