É preciso parar de se concentrar apenas nas redes sociais se você quiser fazer networking de verdade
Relacionamentos: eles não se constroem da maneira com que fazemos.
Registre-se no Facebook, tweet com frequência e depois passe uns minutos no Google+. Dê uma pausa para o café e depois parta para uma atualização na LinkedIn.
Com isso, redes são formadas e muitas relações são estabelecidas.
Não há dúvidas de que as redes sociais online são uma forma valiosa de comunicação, bem como uma chave para a construção e manutenção de relacionamentos profissionais.
Mas, mesmo diante de todo poder que as redes sociais têm, elas ainda não podem competir com a influência e com a intensidade das conexões pessoais.
Por que isso? Há uma certa intimidade envolvendo em conhecer pessoas pessoalmente e apertar algumas mãos.
Falar com alguém cara a cara (e não através do Skype) estabelece um vínculo que é potencialmente ainda mais potente e duradouro do que encontrar alguém virtualmente.
E, pessoalmente, nunca sabemos que podemos conhecer – de investidores, a co-fundadores de empresas, passando por mentores. As possibilidades são infinitas.
Para aqueles que precisam de um curso rápido de reciclagem sobre como conhecer pessoas e se conectar pessoalmente, vamos lhe dar algumas dicas.
#1. Saia de casa. Ou do escritório
Além de eventos e conferências, há tantas oportunidades para fazer networking pessoalmente que é quase impossível enumerar tudo por aqui.
O primeiro passo é obviamente ficar longe do computador. E embora os encontros do seu mercado ou painéis de discussão devam estar no topo da sua lista, considere encontros e reuniões mais improváveis.
Se você viaja com frequência, por exemplo, passe algum tempo na sala de espera da companhia aérea.
Envolva-se com a sua comunidade e até mesmo parta para um trabalho voluntário em uma ONG ou uma empresa sem fins lucrativos. Faça networking até mesmo em festas e jantares com colegas.
Nesse sentido, é possível aproveitar as redes sociais para conseguir alguns encontros reais.
Mas, quando você conhecer as pessoas, esteja preparado. Tenha cartões de visita à mão em todos os momentos, tenha o seu discurso preparado. Seja verdadeiro, seja pessoal e seja profissional.
E finalmente, quando você estiver em um encontro com alguém, desligue o telefone.
#2. Conheça as pessoas de verdade
Realmente conhecer as pessoas e encontrar pessoas são duas coisas completamente diferentes. Você não está simplesmente compartilhando o seu blog com 1 clique. Aqui você tem a chance de realmente comunicar aquilo que você faz.
Faça perguntas pessoais e ofereça informações sobre o que você faz e quem você é. Lembre-se que as pessoas gostam de fazer negócios com pessoas que conhecem e confiam.
No entanto, esse processo não deve ser artificial. Ao se preocupar realmente com as pessoas ao seu redor, você vai emanar uma aura de integridade e confiabilidade.
Vá para a rua e apresente-se para as pessoas. Não apenas para os potenciais clientes de sua empresa ou possíveis parceiros. Mesmo que essas pessoas nunca se tornem clientes, eles conhecem outras pessoas.
E assim, sempre é possível que essas pessoas conheçam alguém que precisa daquilo que você faz e, com isso mais pessoas vão participando do seu ciclo de amizades.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Want to Really Network? Stop Using Social Networks”, da revista Entrepreneur.