X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Revitalização beneficia cidades da região de Itapipoca


Fortaleza – O Escritório do Sebrae no Ceará em Itapipoca, a 130 quilômetros da capital, em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas e prefeituras municipais da região, está desenvolvendo um trabalho voltado para a revitalização do comércio que poderá beneficiar, inicialmente, as cidades de Itapipoca, Itapagé, Itarema, Cruz e Trairi.

As primeiras reuniões de sensibilização aconteceram no final de 2012, quando foram apresentadas quatro metodologias a serem aplicadas: Revitalização do Varejista, Varejo Competitivo, Varejo Moderno e Central de Negócios. Todas as metodologias atendem a demandas específicas do varejo, porém a primeira delas, de Revitalização do Varejo, trabalha a qualificação de corredores comerciais, baseada na melhoria da infraestrutura, do visual e da gestão das empresas, implantando o conceito de shoppings a céu aberto, muito comum em centros onde o comércio é forte.

Diante da proposta, pelo menos dois municípios assumiram o desafio: Itapipoca e Itapajé. Conhecida como a cidade dos três climas – por ter, em seu território de 1.614 quilômetros quadrados, os climas do sertão, serra e praia – e apontada como a 12ª cidade mais rica do Ceará, Itapipoca tem no Comércio e Serviços mais da metade da sua geração de renda. Segundo o Presidente da CDL do município, Ednardo Sousa, as novas metodologias contribuem para a criação de um novo patamar de qualidade na infraestrutura do Centro da cidade. Principalmente no que se refere ao deslocamento urbano, à acessibilidade e ao ordenamento do trânsito.

Já na vizinha Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza, o projeto de Revitalização do Comércio já está em negociação com o poder público municipal e irá englobar também o mercado municipal e o Centro da cidade, onde estão dezenas de autônomos que receberão informações sobre formalização e as vantagens da adesão ao Microempreendedor Individual.

Para Jacob Bandeira, do Escritório do Sebrae em Itapipoca, as metodologias apresentadas aos municípios atendem às demandas cotidianas das empresas. “É preciso ressaltar que o Comércio e Serviços dessas cidades respondem por cerca de 80% do universo das empresas formais, o que demonstra que, se trabalharmos a gestão interna das empresas e a adequação da infraestrutura dos corredores comerciais, teremos aumento das vendas e, por conseqüência, a ampliação da atividade comercial, fomentando mais empregos e renda, fortalecendo a economia local”, prevê.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot