Salvador – A região de Ribeira do Amparo (BA) ganhou a quarta fábrica de castanha de caju na última quarta-feira (18). A unidade vai gerar renda para os mais de 500 associados da Cooperativa de Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), criada em 2002. A iniciativa é patrocinada pela Fundação Banco do Brasil (FBB), com apoio da unidade do Sebrae no estado e do Governo da Bahia.
“A gente sabe que o resultado, o retorno maior, chega daqui a uns cinco anos. Mas não podemos chegar lá sem esse primeiro passo”, comemora a presidente da Cooperacaju, Maria da Paz.
Segundo o ex-presidente da cooperativa, Roberto Souza, essa ação é a continuidade de um projeto de longo prazo. “Em 2002, começamos a discutir a cadeia produtiva de castanha da região e detectamos a carência de uma indústria que agregasse valor à produção”, diz.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae na Bahia, Marco Dantas, a instituição oferece cursos de empreendedorismo, processos tecnológicos, de gestão, cooperativismo e associativismo aos cooperados. “A FBB financia o projeto e nós, do Sebrae, capacitamos os trabalhadores”, explica.
O presidente da FBB, Jorge Streit, destacou a importância das cooperativas na região. “Graças a ela, as famílias têm mais renda e mais emprego. Essa inauguração é de extrema importância tanto para os cajucultores, quanto para nós, da Fundação”, conta.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias