Manaus – Um grupo de produtores rurais dos municípios do Rio Preto da Eva, Manacapuru e Presidente Figueiredo (AM), juntamente com equipe do Sebrae no Amazonas visitaram as instalações da rede atacadista Carrefour. Eles foram conhecer as normas, procedimentos e exigências da empresa para a compra de produtos agrícolas, como frutas, hortaliças, ovos e legumes.
A visita é resultado de um trabalho de articulação do Sebrae para aproximar pequenos produtores de grandes empresas do setor rural. “O nosso papel é abrir mercados para a produção de pequeno porte. Esse tipo de articulação vai continuar, inclusive com outras redes”, disse o gerente de Atendimento Coletivo Agronegócios (UAGRO) do Sebrae no Amazonas, Célio Picanço. A visita aconteceu no final da última semana.
De acordo com o gerente de hortifruti do Carrefour, Antonio Carlos Alegretti, a empresa quer valorizar e privilegiar a produção local, incentivando o desenvolvimento da economia melhoramento das áreas cultivadas. “Assim, geramos emprego e renda. Além disso, com os pomares mais próximos dos pontos de venda, os alimentos chegam mais rápido, mais frescos, com um frete mais barato e, principalmente, sem atravessadores. Tudo isso pode gerar uma economia de até 90% no preço dos alimentos”, explicou Allegretti. Entre as exigências do Carrefour, estão o cuidado no transporte dos alimentos, uso de embalagens adequadas, refrigeração, entre outras boas práticas.
A produtora Elzilene da Silva, fornecedora de ovos de Manacapuru, disse que a iniciativa do Sebrae é importante, pois aproxima o grande comerciante do pequeno produtor. Ela destacou, ainda, que os produtores precisam estar preparados para atender às necessidades de qualidade e quantidade do mercado. ”As pequenas propriedades rurais têm que entrar no trem das oportunidades e do desenvolvimento. E se a gente não se preparar, não se qualificar, não se capacitar, vamos ficar de fora”, afirmou.
Serviço:
Sebrae no Amazonas – (92) 2121.4991
www.am.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias