X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empreendedores: cuidado com essas 10 armadilhas

Empreendedores:cuidadocomessasarmadilhas

Começar um negócio pode ser uma tarefa difícil para aqueles que não têm experiência. A maioria das pequenas empresas fracassam nos seus primeiros cinco anos, mas por erros que podem ser facilmente evitados.


Começar um negócio pode ser uma tarefa difícil para aqueles que não têm experiência. A maioria das pequenas empresas fracassam nos seus primeiros cinco anos, mas por erros que podem ser facilmente evitados.

Se você está planejando abrir uma startup, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar.

1) Faça contratos.

Se te disserem que você não precisa de contratos, estão errados. Antes de você executar qualquer parte do trabalho, acerte os detalhes e coloque-os no papel. Contratos asseguram que você não vai ser cobrado além do que prometeu pelo cliente. Se algum problema surgir, você terá como comprovar legalmente o que ficou acertado entre as partes.

2) Crie sistemas que agilizem seu negócio.

Um sistema divide tarefas em etapas que garantam qualidade e consistência de todos os funcionários, inclusive você mesmo. Isso torna o  trabalho mais fácil de ser feito. Reavalie o sistema periodicamente para verificar se ele ainda é eficiente.

3) Entenda seus termos de pagamento.

Ser dono da própria empresa tem suas desvantagens e, inicialmente, pagamentos que demoram podem ser uma delas. Prepare-se para esperar para receber, mesmo se você está sozinho no negócio. Via de regra, os pagamentos de seus clientes podem demorar para acontecer, às vezes até depois de 60 dias da conclusão do trabalho.

4) Cuidado com seus custos “legais”.

Assim como vender seus serviços sem um contrato legal firmado pode te trazer dores de cabeça no futuro, pagar os olhos da cara para um advogado fazer o contrato por você não é uma opção muito barata – e que nem sempre vale a pena. Vá atrás de modelos de documentos, eles trazem alternativas suficientemente boas para quem está começando.

5) Entenda a diferença entre empregado e “freelancer”.

Contratar, neste mundo conectado e globalizado, não é mais tão fácil assim. Freelancers podem ser uma opção mais rentável para quem está começando um negócio, mas você precisa entender que eles podem estar trabalhando para outras pessoas ao mesmo tempo. Se eles estiverem ocupados demais, podem não cumprir prazos muito apertados, por exemplo. Por outro lado, se não há trabalho não há pagamento. De qualquer forma, converse e defina com antecedência os termos do trabalho que vocês farão juntos.

6) Tenha à mão acordos legais.

Proteja-se com acordos de confidencialidade e de propriedade intelectual. Acordos de confidencialidade podem ser úteis para o caso de funcionários que tenham acesso aos projetos-chave da empresa.

7) Não faça parcerias com outras empresas sem definir termos e responsabilidades.

Quando você firma uma parceria com outra empresa para um negócio em conjunto, defina os termos primeiro. Responsabilidades e expectativas devem ser expostas e acertadas para evitar problemas futuros.

8) Separe contas bancárias.

Por mais fácil que possa parecer unificar sua conta pessoal com a conta da empresa, separe-as. É uma prática muito melhor, que você mesmo ou o seu contador agradecerão no futuro.

9) Prepare-se para os impostos.

Eles podem ser um grande problema para as pequenas empresas que não conseguem contratar um contador. Inclusive, há alguns impostos que só podem ser pagos e algumas declarações que só podem ser feitas por um profissional devidamente qualificado. Para algumas taxas, no entanto, isso não é necessário. Procure se informar sobre o assunto.

10) Encontre as ferramentas adequadas.

Utilize quantas ferramentas gratuitas e rentáveis forem possíveis. Com a propagação de smartphones e aplicativos, a oferta por boas soluções para pequenos negócio aumentou consideravelmente.

Abrir um negócio começa como um sonho, mas sem conhecimento e sem as ferramentas necessárias, pode se transformar num pesadelo.

Por Nick Reese. Publicado originalmente na Forbes.com

 

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot