Porto Alegre – Diagnosticar aspectos básicos relativos ao atendimento, organização e apresentação de produtos, iluminação e ambientação, além de avaliar a qualidade dos serviços prestados. Esses são os objetivos do Cliente Oculto, ação do Sebrae no Rio Grande do Sul junto a estéticas e salões de beleza da região metropolitana da capital do estado. A expectativa é atender 40 estabelecimentos até o final deste ano e mais 40, em 2013.
O Cliente Oculto consiste na visita de um consultor do Sebrae no estado aos estabelecimentos de beleza que integram o projeto Desenvolver as Empresas de Serviços da Região Metropolitana. A visita não é agendada e o consultor também não se identifica. Ao contrário, a ideia é se passar por freguês para observar de perto o local e os serviços prestados. “O objetivo não é surpreender os empresários. Eles têm total consciência de que receberão o cliente oculto, mas não sabem quando. Queremos oferecer às micro e pequenas empresas (MPE) a oportunidade de mostrar seus diferenciais, qualidades e gargalos”, afirma Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado.
Na visita, quatro aspectos principais são observados e avaliados: acesso ao ponto de venda, atendimento ao cliente, ambiente interno, mercadorias e preços. Logo depois, o consultor elabora um relatório, apontando as potencialidades do local e as possíveis melhorias. O documento é entregue ao empresário, debatido e, posteriormente, elabora-se um plano de ação para promover as mudanças necessárias. “Não se trata apenas de uma avaliação. É uma porta que se abre para qualificar e desenvolver o negócio, com as ferramentas adequadas para alcançar os melhores resultados”, explica a gestora do Projeto no Sebrae no Rio Grande do Sul, Ana Paula Rezende.
Essa é a primeira vez que MPE de estética e salões de beleza participam da atividade. As visitas tiveram início em julho e devem terminar no final deste ano.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias