Porto Alegre – As Redes de Cooperação, também conhecidas como Centrais de Negócios, são consideradas uma solução inovadora de mercado para enfrentar a irreversível tendência à concentração. O Rio Grande do Sul concentra o maior número de Redes do Brasil e o Sebrae no estado vem desenvolvendo ações para qualificar a gestão e incentivar o crescimento dessas empresas. Neste ano, a instituição formalizou duas parcerias: com as redes Imobiliárias e Brasil Esportes, de Santa Maria.
Por meio do projeto Desenvolver o Setorial de Comércio da Região Centro, o Sebrae no Rio Grande do Sul irá capacitar dez imobiliárias e 15 lojas do ramo esportivo, em 2013 e 2014. “Esse formato de associativismo empresarial inovador cria condições para que os pequenos negócios, unidos, enfrentem a concorrência dos grandes players nacionais e internacionais e exerçam o seu papel social de gerar e distribuir riquezas”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch. Atualmente, a instituição trabalha capacitando 22 Redes e 600 empresas vinculadas aos projetos do biênio 2013/2014. “Considerando a capacidade de atendimento e mercado potencial, a estratégia é de crescimento para os próximos anos”, acrescenta o dirigente.
Além de melhorar a gestão das micro e pequenas empresas, o objetivo da iniciativa é fomentar a cooperação – compras e vendas conjuntas – e estimular a inovação. As capacitações serão relacionadas à Finanças, Gestão Visual de Loja, Marketing e Atendimento. “Também apoiaremos a participação dos empreendedores em missão a feiras e eventos que possam agregar conhecimento técnico”, ressalta o gestor do projeto no Sebrae no Rio Grande do Sul, Carlos Henrique Karsten Júnior.
As atividades juntos as redes Imobiliárias e Brasil Esportes estão previstas para iniciar em março.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias