X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae chega a cem Territórios da Cidadania


 Brasília – O programa nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania avança em 100 regiões do país e já alcança cerca de 83% das 120 localidades que fazem parte da iniciativa do governo federal. Essas áreas irão receber a partir do próximo ano projetos desenvolvidos pelas unidades estaduais da instituição. Para isso, haverá investimento em torno de R$ 128 milhões até 2014.

“O desafio é promover um ambiente mais favorável aos pequenos negócios nesses territórios para reverter o baixo dinamismo econômico”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Para isso, segundo o diretor, será essencial aplicar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios. “Significará um efetivo processo de inclusão produtiva, com geração de emprego e renda, além de aumentar a receita municipal e promover o desenvolvimento local”, observa.

Ao todo, cem projetos foram aprovados e 34 iniciaram suas atividades ainda em 2011, com repasse de R$ 4,1 milhões do Sebrae Nacional. Nas demais localidades, as ações terão início em 2012. A meta da área de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, de 50 projetos aprovados em 2011, foi amplamente superada. “A grande adesão dos estados permitiu atingirmos uma quantidade muito mais expressiva, para avançarmos nas localidades onde até então a instituição não havia chegado”, afirma o coordenador nacional do programa Territórios da Cidadania, Augusto Togni.

Negócio a Negócio

O atendimento nas localidades será feito de forma individual e coletiva. O principal canal de atuação é o programa Negócio a Negócio, que leva ao empresário orientação gratuita e personalizada para melhorar a gestão e o desempenho do empreendimento. Também haverá articulação com as prefeituras para implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em cada município.

Em 2012, entra em operação o Sistema de Indicadores Econômicos dos Territórios, que envolve dados referentes ao mercado local, a finanças públicas e aos pequenos negócios. “A ferramenta vai contribuir para que cada prefeitura faça um diagnóstico do seu município. A população em geral também poderá ter acesso às informações. O sistema ficará disponível no Portal Sebrae”, explica Augusto.

Para abril próximo, está prevista, em Brasília, uma exposição de projetos e produtos dos clientes atendidos nessas áreas – a Expo Brasil Desenvolvimento Local. Também haverá lançamento de uma publicação com balanço dos três anos de atuação do Sebrae nos Territórios da Cidadania. “O documento aborda a estratégia que a instituição adotou para o próximo triênio. A publicação enfatiza o papel do Sebrae na promoção do empreendedorismo em iniciativas de inclusão produtiva”, ressalta Augusto.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo