X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae e CACB lançam curso sobre mediação e arbitragem


 Brasília – O Sebrae e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lançaram, nesta quinta-feira (29), o CBMAE Educ. Trata-se de um programa de cursos de educação à distância, via Internet, com objetivo de disseminar a utilização da conciliação, mediação e arbitragem.

Na segunda quinzena de outubro será lançado um curso sobre negociação e mediação empresarial e, em novembro, um específico sobre conciliação. Entre os cursos realizados há anos está o de formação de conciliador, mediador e árbitro;  e o introdutório sobre conciliação, mediação e arbitragem.

Essa plataforma educacional integra uma série de ações desenvolvidas pelo convênio entre o Sebrae e a CACB. A parceria visa divulgar o uso da conciliação, mediação e arbitragem por meio dos Métodos Extra Judiciais de Solução de Controvérsia (MESCs) – trabalho desenvolvido pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE). O objetivo é ampliar o acesso à justiça principalmente para as micro e pequenas empresas.

“Nossa intenção é desenvolver, junto aos empresários, um trabalho de qualidade na prática da conciliação, mediação e arbitragem”, disse o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Roberto Simões, no lançamento do CBMAE Educa. Ele ressaltou a importância da medida para agilizar a solução de conflitos, especialmente para os micro e pequenos negócios.

“Pesquisas recentes apontam que a falta de acesso à justiça é um fator que resulta na mortalidade de empresas”, comentou, destacando ser fundamental que empresários encontrem respostas rápidas e eficientes para resolver seus problemas. Roberto Simões explicou que a meta dos cursos do CBMAE Educ é a “mudança de cultura em relação aos conflitos e na própria forma de enfrentá-los”.

“A capacitação é importante porque quando as pessoas conhecem as possibilidades de solução de conflitos fora do âmbito do Poder Judiciário, percebem que podem tomar outros caminhos”, ressaltou o diretor financeiro da CACB, George Teixeira Pinheiro. O coordenador nacional do CBMAE, Valério Souza de Figueiredo, relacionou entre as vantagens dos cursos o aprendizado sobre como lidar com conflitos e evitar desperdícios financeiros.

Vantagem

O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Goiás explicou as diferenças entre o processo arbitral e o sistema judiciário. “O Poder Judiciário não pode deixar de ter cuidados nas suas áreas de atuação, mas o que pode ser levado para a arbitragem, sem qualquer dúvida, é mais interessante, eficiente e rápido do que no sistema estatal”, afirmou.

Durante o lançamento do CBMAE Educ, a CACB assinou convênio com duas instituições de ensino e duas entidades empresariais. Elas terão direito a descontos nos cursos oferecidos pelo CBMAE Educ.

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot